A IT Insight entrevista os Parceiros da DSPA Insights 2019

BI4All vai apresentar técnicas menos "convencionais" na DSPA Insights

A BI4All é Gold Sponsor da DSPA Insights 2019. O CEO, José Oliveira, faz um resumo da apresentação que levarão ao evento e revela as soluções de que dispõem

BI4All vai apresentar técnicas menos "convencionais" na DSPA Insights

O que é que a BI4All vai apresentar na DSPA Insights 2019?

Nesta edição da DSPA Insights, a nossa apresentação terá como foco a relevância e o impacto que a Inteligência Artificial terá nos processos de transformação digital das organizações. Para isso, vamos demonstrar um processo de transformação digital que promova o acesso a informações únicas e de extrema importância para o negócio, utilizando técnicas de Inteligência Artificial como o Processamento de Linguagem Natural (Natural Language Processing) – texto e voz, ao invés de métodos mais convencionais.

 

O que é que a BI4All está a fazer na área de data science (tipologia de projetos em DS, AI, ML, Analytics ou BI)?

  • Advisor estratégico aos nível de projetos de transformação digital e data strategy
  • Soluções de processamento de linguagem natural (texto e voz)
  • Chatbots no apoio ao utilizador de negócio
  • Soluções de Machine Learning no apoio a diferentes áreas, com maior incisão na área comercial
  • Data Science aplicada à deteção de fraude
  • Solução Human Resources Analytics, desenvolvida para proporcionar uma melhor capacidade de análise sobre a gestão dos recursos humanos das organizações, permitindo uma visão unificada desta componente da gestão
  • Solução de gestão de conhecimento que permite às organizações centralizar e agilizar toda a informação
  • Solução de automação documental que permite às organizações maior agilidade no desenvolvimento de documentos com base no seu histórico
  • Solução de Data Lineage & Dictionary, que permite uma análise de fluxo de informação desde a sua origem até ao seu destino nos sistemas das organizações

 

Qual é o grande objetivo da BI4All com a sua participação na DSPA Insights 2019?

Queremos, acima de tudo, contribuir com a nossa experiência de 15 anos de trabalho nesta área de Data Analytics de um ponto de vista bastante prático e de partilha de expertise. Num contexto empresarial em que ainda existe alguma confusão quanto à importância deste tipo de conceitos e a sua aplicabilidade no dia-a-dia das organizações, faz todo o sentido que a nossa abordagem seja orientada para a partilha de informações acerca do impacto da sua utilização. Com isto, queremos estimular o debate e incentivar a que mais organizações compreendam o potencial do trabalho com Inteligência Artificial e Big Data, fazendo com que mais decisores apostem neste tipo de soluções no âmbito dos seus processos de transformação digital.

 

Quais as maiores dificuldades sentidas no desenvolvimento da atividade nestes domínios face ao número crescente de oportunidades de negócio?

Não sentimos que se possa falar propriamente em dificuldades. Temos, sim, um conjunto de circunstâncias que, em alguns momentos, podem representar um desafio com maior ou menor grau de complexidade. Uma dessas circunstâncias prende-se com a maturidade dos dados por parte das organizações, bem como o alinhamento das oportunidades com as próprias necessidades do negócio. 

Outro desafio a referir prende-se com as questões relacionadas com a atração e retenção de talentos. Como todos sabemos, estamos inseridos num setor que é altamente competitivo neste aspeto e esta é uma realidade que nos coloca alguns desafios. Na BI4ALL temos um crescimento sustentado e, graças à nossa aposta no recrutamento e na valorização contínua da equipa, temos tido capacidade de resposta às oportunidades de negócio que nos surgem. Exemplo disso é o crescimento progressivo refletido nos últimos anos – tanto a nível de faturação como em termos de crescimento do número de colaboradores. Por outro lado, uma das áreas em que estamos a trabalhar – e, nisso, a DSPA também tem tido um crescente contributo – diz respeito a um processo quase de “evangelização” dos decisores nacionais, sensibilizando-os para o enorme potencial que a área de Data Science pode representar para o sucesso das suas organizações.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.