Bi4All otimiza gestão de dados do Pestana Hotel Group

A solução de Analytics da Bi4All permitiu otimizar e agilizar a gestão de dados, dificultada pelo grande volume e complexidade operacionais do Grupo, resultando numa maior eficiência da gestão das operações

Bi4All otimiza gestão de dados do Pestana Hotel Group

O Pestana Hotel Group tem impulsionado o seu negócio através das soluções de Analytics da BI4ALL, ao conseguir retirar máximo partido dos dados gerados e ao possibilitar que a gestão se foque mais na análise e nos resultados.

De forma a dar resposta às dificuldades na gestão de dados que a empresa sentia, foi implementada a solução da BI4ALL, com o objetivo de permitir ao Grupo ter a informação mais agregada e estruturada. Tendo em conta o enorme crescimento nos últimos anos e fruto da própria atividade – decorrente em 100 hotéis em 15 países distribuídos pela Europa, África e América – o Pestana Hotel Group tinha o processamento de grandes quantidades de dados oriundos de múltiplas fontes independentes e cada equipa trabalhava da sua forma e produzia os seus próprios dashboards e reports, o que resultava em várias versões do mesmo conteúdo.

O que, por sua vez, levava a que nas reuniões, os intervenientes despendessem muito tempo para conciliar esses dados e a eficácia acabava por se perder, assim como o facto de a informação estar dispersa conduzia a discrepâncias e havia insights que não existiam ou eram muito difíceis de obter. 

“Neste momento, as soluções de BI são essenciais para a tomada de decisão ao nível da Comissão Executiva e também ao nível das Direções superiores e intermédias. Não há praticamente nenhuma decisão que seja feita a nível executivo do ponto de vista operacional que não tenha como base dados que vêm da solução. O retorno em si foi imenso, porque as decisões são tomadas muito mais depressa e de forma muito mais informada do que conseguiam ser tomadas antes”, refere o André Vala, IT Deputy Director. 

Com a implementação da solução de Analytics com a BI4ALL, o Pestana Hotel Group passou a dispor de um único repositório de dados, o que lhe possibilita analisar mais informação e de forma mais rápida e ágil, conseguindo inclusive cruzar os dados oriundos das operações, das receitas ou dos diversos produtos que oferece, das diversas áreas do Grupo. Hoje, a informação está consolidada e é atualizada diariamente em dashboards, que estão facilmente acessíveis a Organização, permitindo assim que a gestão se foque mais na análise e nos resultados, do que na origem dos dados. 

Atualmente, o Grupo depara-se com mais informação e modelos de negócio sendo importantíssimo obter os dados de forma concisa e consistente para todas as unidades e regiões.

“É possível, neste momento, cruzar dados diferentes vindo quer das operações, relativos a receitas, do restaurante e também dados de satisfação do cliente e, portanto, permite-nos também ter muita flexibilidade nas propostas e nas decisões que tomamos, de forma a tornar a experiência do cliente cada vez melhor”, afirma Verónica Soares Franco, da Comissão Executiva Pestana Hotel Group.

Continua referindo que “A BI4ALL aporta o conhecimento técnico não só do setor de hotelaria, mas de outros setores onde também está presente e isso é critico para estarmos a par das tendências e do que de melhor se faz nesta área”. 

José Oliveira, CEO da BI4ALL, destaca que “As vantagens desta solução para o Pestana Hotel Group são o exemplo claro de como as soluções de Data Analytics acrescentam valor para as organizações e são de facto uma mais valia para o sucesso do negócio”. 

 

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 26 Julho 2020

IT INSIGHT Nº 26 Julho 2020

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

+ NOTÍCIAS

Dados no centro do negócio

Analítica: A arma das empresas no "novo normal"

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.