Sonae debate inteligência artificial e machine learning

A Sonae, em parceria com a Porto Business School, promove uma conferência com o cientista português Pedro Domingos, especialista em machine learning, inteligência artificial e Big Data, tendo conquistado o SIGKDD Innovation Award, um prémio de data science

Sonae debate inteligência artificial e machine learning

Com o tema “The Master Algorithm: How the Quest for the Ultimate Learning Machine Will Remake Our World”, a conferência teve lugar no dia 18 de novembro na Porto Business School.

A conferência integra-se nos objetivos da Sonae de promover o conhecimento e estimular a criatividade e inovação na sociedade, além de permitir o acompanhamento das principais tendências tecnológicas a nível mundial.

“A inteligência artificial e a robótica são áreas onde o conhecimento está em rápido desenvolvimento e que têm capacidade para moldar o futuro. A Sonae, enquanto empresa que procura levar os benefícios do progresso e da inovação a um número crescente de pessoas, está atenta a todas as oportunidades para estimular a reflexão pública sobre temas disruptivos que estão na ordem do dia e que são, cada vez mais, uma realidade nas suas áreas de negócio”, revela Catarina Oliveira Fernandes, diretora de Comunicação, Marca e Responsabilidade Corporativa da Sonae.

A Sonae, recentemente, foi pioneira ao testar um carrinho de compras autónomo que visa facilitar o processo de compra a clientes com mobilidade reduzida, nomeadamente pessoas em cadeiras de rodas, grávidas e idosos. 

Pedro Domingos é o autor do livro “The Master Algorithm”, considerado por Bill Gates uma das duas obras obrigatórias para perceber a inteligência artificial, e é membro da Association for the Advancement of Artificial Intelligence.

As suas investigações cobrem um conjunto alargado de tópicos, incluindo a maximização do word-of-mouth nas redes sociais, algoritmos dinâmicos no big data, unificação da lógica e probabilidade ou o deep learning.

Nos últimos anos, os robôs ganharam novas habilidades e a tendência é para a sofisticação de performance, permitindo que possam aprender e partilhar informação que recolhem, o que deverá ajudar, ainda mais, a acelerar o progresso desta área do conhecimento.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.