Smart Mobility Summit chega a Lisboa em maio

O evento demonstrará o potencial de inovação associada à conetividade entre dispositivos e utilizadores. Decorre no Centro Cultural de Belém, a 3 e 4 de maio.

Smart Mobility Summit chega a Lisboa em maio

A mobilidade é o enabler chave de iniciativas de negócio, permitindo que as empresas desenvolvam novos e inovadores serviços e produtos. É, também, um conjunto de tecnologias que se complementam entre si e que ligam de forma seamless utilizadores e dispositivos.

O que está a impulsionar novas aplicações? Como escolher a conetividade mais apropriada para diferentes use cases? Como construímos as redes certas, para que  pessoas e dispositivos alcancem o nível de conetividade de que necessitam?

Para responder a estas e outras questões, chega a Lisboa a Smart Mobility Summit, a 3 e 4 de maio, evento que pretende discutir casos de estudo e apresentar as melhores práticas nas áreas que estão a impactar a indústria da mobilidade. O ano passado o evento passou por São José, na Califórnia, nos EUA, e em Amesterdão, nos Países Baixos.

Serão dois dias de apresentações e sessões com painéis que representam as tecnologias de ponta das Smart Cities, da Internet of Things, do WiFi de próxima geração e a evolução do 4G para o 5G.

O primeiro dia será dedicado às smart cities e às suas potencialidades e o evento pretende explorar como criar colaborações bem-sucedidas entre o setor público e privado, as formas pelas quais é possível aproveitar os dados oriundos de dispositivos de IoT e a monetização das oportunidades que conduzirão ao aumento do investimento nesta área. Neste dia, serão discutidos os seguintes temas: Smart Cities e qualidade de vida; serviços públicos smart; ambiente e sustentabilidade, smart infraestructure; conetar o que inconetável; gestão de tráfego e controlo de multidões.

O segundo dia abordará a IoT e as comunicações móveis de próxima geração, dado que o WiFi público está agora a atravessar um momento tremendo – são muitas as oportunidades de negócio e as novas tecnologias a explorar. A estratégia dos operadores de telecomunicações evoluiu e abrange agora o WiFi, com a disponibilização de serviços que têm de funcionar em diferentes conetividades. A evolução para o 5G também está a ser impulsionada pela adoção massiva de dispositivos e “coisas” conetadas – que aplicações vão impulsionar a adoção do 5G e quais os desafios e oportunidades que se levantam são dois dos temas a abordar.

Neste dia serão ainda debatidos temas relacionados com cibersegurança.

A IT Insight media partner da Smart Mobility Summit e irá trazer-lhe os principais destaques do evento.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.