IBM apresenta pela primeira vez em Portugal robô alimentado pelo Watson

O pequeno robô humanóide, popularizado pela cadeia de hotéis Hilton Worldwide onde, neste caso, recebeu o nome de Connie, foi apresentado pela primeira vez em Portugal na Conferência IBM BusinessConnect 2016

IBM apresenta pela primeira vez em Portugal robô alimentado pelo Watson

O NAO foi apresentado a 350 pessoas na Conferência IBM BusinessConnect 2016, que tiveram a oportunidade de assistir às vantagens destas soluções, que procuram oferecer às indústrias e empresas a possibilidade de estas serem mais competitivas e tomarem decisões de negócios mais assertivas.

“O que irá diferenciar as organizações é conseguirem compreender, analisar e tirar partido dos dados que são gerados diariamente. E, seguramente, que as empresas que arrancarem à frente, recorrendo à computação cognitiva, terão uma vantagem competitiva muito relevante”, revela António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal. “Através da computação cognitiva, será possível adicionar ao negócio digital, inteligência digital”.

Embora tenha realizado apenas agora a sua primeira visita a Portugal, o NAO já é bastante popular enquanto concierge na cadeia de hotéis Hilton Worldwide onde, neste caso em particular, recebeu o nome de Connie. Na cadeia de hotéis, o robô dá recomendações aos hóspedes sobre as atrações e locais turísticos mais próximos, restaurantes e características do hotel, respondendo às suas questões de forma informativa. Tal é possível através da combinação das APIs do IBM Watson – Dialog, Speech to Text, Text to Speech e Natural Language Classifier.

O NAO utiliza a tecnologia da plataforma cognitiva IBM Watson, da IBM, cujos sistemas têm a capacidade de entender o mundo da mesma forma que os seres humanos o fazem - através dos sentidos, da aprendizagem e da experiência. Mas mais do que isso, o IBM Watson lê e compreende em linguagem natural o significado e o contexto da informação para rapidamente encontrar informações relevantes, mesmo entre dados não estruturados.

“Estas capacidades podem ser integradas em qualquer produto, serviço, processo ou sistema digital, o que significa que podemos adicionar a qualquer coisa digital algo de cognitivo, algo de pensante”, sublinha António Raposo de Lima.

Outro dos casos que tornou a IBM Watson um caso de sucesso refere-se à indústria da banca, onde um outro robô, o Pepper, se encontra no banco japonês SoftBank a orientar o cliente a auxiliá-lo a tomar decisões mais informadas sobre as suas aplicações financeiras.

Esta plataforma já se encontra disponível na cloud, em diversos formatos, e pode ser aplicada a qualquer indústria, desde a saúde, ao turismo, à banca ou à educação.

Além da apresentação do NAO, a Conferência IBM BusinessConnect 2016 contou ainda com dois painéis de debate moderados por Pedro Santos Guerreiro, diretor do Expresso.

Houve ainda lugar para três sessões paralelas, onde foram apresentadas as últimas novidades e casos de sucesso da IBM nas áreas de analítica, cloud e cibersegurança.

A sessão contou também com uma área de exposição das soluções dos parceiros de negócio da IBM: BI4all, Compta, Critical Software, Informática El Corte Inglés, Novabase, PDM e PSE.

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