IDC Directions: tempo de inovar pelo digital

A edição deste ano do IDC Directions levou até ao Centro de Congressos do Estoril o tema “Digital Transformation at Scale: Innovation in a Changed World”. Liderança digital, experiência do cliente e valor dos dados estiveram em destaque

IDC Directions: tempo de inovar pelo digital

O IDC Directions, que este ano recebeu mais de 1300 decisores, centrou-se no tema que está na ordem do dia: a transformação digital. Philip Carter, chief analyst and vice president da IDC EMEA, keynote speaker, abriu o evento e ditou o tom, alertando para a importância de monetizar a transformação digital e de não temer a sua disrupção.

Um estudo da IDC concluiu que 20% das empresas europeias são digital resisters e que, por isso, estão em risco de não sobreviver. Por outro lado, só 5% são digital disruptors.

Carter falou nos novos KPIs para uma organização digital: liderança digital (segundo a IDC, 33% dos CEOs terão experiência em liderança tecnológica); omniexperiência digital; informação digital; modelo de operação digital (40% dos processos são self-healing) e força de trabalho digital.

Sobre este tema, deu o exemplo da Adidas, que nomeou há poucas semanas um novo CEO, Kasper Rorsted, com cartas dada no setor das TI e que terá a missão de implementar uma estratégia digital para a marca, que permanece atrás do seu principal concorrente, a Nike, precisamente por estar atrasada digitalmente.

O analista destacou ainda que quando o assunto é inovar digitalmente “todas as empresas são empresas de software” – as organizações que procurem a transformação digital duplicarão as suas capacidades de software development até 2018. No centro da inovação estão o código e os dados, a par das plataformas de cloud industriais, críticas para que as empresas distribuam as suas inovações. Estas plataformas são desenvolvidas por empresas de um determinado vertical – o caso da indústria automóvel é um dos mais notórios – e incluem informação, recursos e capacidades pré-integradas, elásticas e escaláveis, entregues como um serviço e que se adequam às exigências e níveis de segurança de uma dada indústria. A IDC prevê que metade das organizações criem estas plataformas ou a elas se associem.

 

CIO e CDO, que papel?

Sobre o papel do IT, apontou que este tem sobretudo de focar-se nos resultados do negócio dado que os business executives esperam destes profissionais inovação e a capacidade de encontrar novas e disruptivas tecnologias. O analista falou na ascensão do Chief Digital Officer (CDO), cargo que em Portugal e Espanha está a ser cada vez mais adotado pelas empresas. Hierarquicamente, o CDO posiciona-se abaixo do CIO, que continua a ser visto como “crítico” para a transformação digital. Ainda assim, apontou que o IT “tem sentido dificuldades com a monetização da transformação digital”.

 

 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.