FIL acolhe evento de Realidade Aumentada

O RALI – Realidade Aumentada em Lisboa, está de regresso para a 3ª edição com um novo formato. O único evento em Portugal exclusivamente dedicado ao tema da Realidade Aumentada é organizado pela IT People Innovation e terá lugar de 20 a 23 de outubro na FIL, pela primeira vez em paralelo com a Expo Sync Lisboa.

FIL acolhe evento de Realidade Aumentada

A IT People Innovation estabeleceu uma parceria com a Feira Internacional de Lisboa (FIL) para realizar a terceira edição do RALI - Realidade Aumentada em Lisboa, de 20 a 23 de outubro.

Com um espaço exclusivo no Pavilhão 1 da FIL, com cerca de 200m2, o RALI pretende, ao longo de 4 dias, ser um local de encontro para interessados pela tecnologia de Realidade Aumentada e as suas potencialidades. Com entrada gratuita, o evento contará com mais de 20 palestras, workshops, demonstrações de produtos e apresentação de novidades que ainda não foram lançadas no mercado.

Os óculos de Realidade Aumentada HoloLens, desenvolvidos pela Microsoft em parceria com a IT People Innovation, serão uma das atrações do RALI. Apresentados em Portugal no final de setembro, os HoloLens ainda só estão disponíveis nos EUA e no Canadá, e aliam os conceitos de Realidade Aumentada a uma capacidade para juntar uma camada de informação ao ambiente onde o utilizador se movimenta, de forma inteligente.

Sara Mautino, Investigadora & Consultora na HMD, Raul Moreira, Diretor de Filatelia nos CTT, Tiago Pereira, Fundador da startup MTG Manager ou Carlos Luiz, Diretor de Business Development na Municípia, são alguns dos oradores que vão passar pelo palco do RALI para partilhar casos práticos e colocar a Realidade Aumentada na ordem do dia.

Empresas como a Epson, os CTT, o Jornal Económico ou o Passado Vivo farão apresentações e demonstrações de novidades utilizando Realidade Aumentada, em exclusivo no RALI. O palco do evento contará ainda com apresentações de projetos académicos de alunos da Universidade Lusófona, realizados no âmbito da disciplina de Realidade Aumentada, assim como com a apresentação de projetos de inovação desenvolvidos pela Tandem Incubator, Incubadora de Startups da IT People Innovation.
 

"A experimentação da realidade aumentada é muito importante"

Eduardo Vieitas, Fundador e CEO da IT People Innovation, empresa portuguesa que desenvolveu uma plataforma exclusiva de realidade aumentada, a Next Reality, conversou com a IT Insight sobre o evento.

IT  Insight - Como veem as empresas portuguesas a realidade aumentada?
Eduardo Vieitas - Acho que todas ficaram contagiadas pela febre dos Pokémon que, pelo menos, teve a virtude de colocar profissionais a interagir com Realidade Aumentada. Felizmente, eventos como o RALi permitem proporcionar experiências mais diversificadas que, de facto, tragam valor para os seus processos e para o consumidor final. 

Estão sensibilizadas para as suas potencialidades?
Cada vez mais, a experimentação é muito importante. Nós, na IT People Innovation, estamos continuamente a promover oportunidades para essa experimentação ocorrer. Contudo, são os nossos clientes e parceiros os verdadeiros embaixadores das experiências de Realidade Aumentada e aqueles que mais conseguem valorizá-las. 

Como pode a realidade aumentada ajudá-las a inovar e a serem mais competitivas?
A Realidade Aumentada tem uma série de aplicações muito variáveis consoante o contexto em que se aplica. Por isso mesmo, já criámos três produtos para mercados verticais: o ARchitect (Imobiliário), o VisitAR (Turismo e Património) e o 4D Paper (Retalho). E estamos a desenvolver um quarto para todas as empresas que organizam eventos. O ideal é tirar partido dos vários exemplos que serão apresentados no RALi e explorá-los com os especialistas.

Nesta 3ª edição do RALI, o que será diferente?
Em primeiro lugar, passámos de 1 dia de evento para 4 e associámo-nos à FIL, para fazer o evento crescer e chegar a mais pessoas. Por isso, nesta edição, teremos um espaço maior e exclusivo, onde todos os profissionais e curiosos pela Realidade Aumentada vão poder experimentar a tecnologia e assistir a apresentações de cerca de 20 oradores, que vão abordar experiências profissionais nos mais diversos setores, como Turismo, Retalho ou Imobiliário. E porque a experimentação faz parte da essência do RALi e da Realidade Aumentada, todos os participantes vão poder ter contacto com as últimas novidades desta tecnologia.

O que podemos esperar, em termos de novidades?
Mais oradores e apresentações de case studies, face aos anos anteriores, uma mesa redonda que vai discutir os “Desafios e oportunidades da Realidade Aumentada no contexto empresarial” e vários stands onde serão feitas demonstrações das mais recentes novidades no setor da Realidade Aumentada. Vamos contar com a participação da NOS, que vai apresentar o seu novo serviço com a tecnologia HoloLens da Microsoft, e da Epson, que levará os seus óculos de Realidade Aumentada, Moverio. A Revigrés vai apresentar a sua APP de Realidade Aumentada, enquanto a Passado Vivo irá demonstrar como podemos aumentar o nosso património, entre muitas outras novidades a não perder.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.