“O nosso objetivo é ter todos os dados da empresa nesta versão única da verdade”

Coube à BI4All o desenvolvimento de uma solução de data analytics para a Algeco, empresa especialista em construção modular, para consolidar a informação do grupo num único sistema, tendo em vista uma visão ampla do negócio

“O nosso objetivo é ter todos os dados da empresa nesta versão única da verdade”

O projeto que liga a BI4All e a Algeco viu a luz do dia em 2018, sob a mão de Carlos Cruz, Diretor de IT ENSE, que procurava uma empresa de consultoria em Business Intelligence (BI) com uma forte especialização em tecnologia Microsoft. Foi quando o projeto passou de uma escala de unidade de negócio para uma de grupo, que a BI4All “foi capaz de demonstrar a sua capacidade e flexibilidade para fornecer rapidamente recursos qualificados, apoiados por uma estrutura forte que permite aos novos membros da equipa do projeto uma rápida expansão e entrega”, diz Jean-Marc Varnet, IT Director Europe da Algeco.

Desafio

A Algeco já tinha serviços de BI em plataformas com proprietários diferentes e em diversos países, o que “originava dispersão de dados e pouca eficiência”, explica José Oliveira, CEO da BI4ALL. Por outro lado, a especialista em construção modular pretendia “alterar a forma de pensar de colaboradores de algumas funções, que até à data estavam a produzir relatórios em vez de estarem focados na análise de negócio”.

O desafio era “envolver todos os países e construir uma solução que pudesse garantir o mesmo nível de satisfação e resposta às necessidades que tinham com as diferentes plataformas de BI”, reitera o responsável da Algeco. Segundo conta, havia 11 países na unidade de negócios ENSE com sistemas diferente, pelo que “o contexto era muito diverso” e “havia falta de harmonização entre os sistemas e os processos de negócio”. Foi, então, importante “consolidar os dados de vários países num novo data warehouse” criado para essa unidade estratégica.

Solução

Contudo, “estas questões foram rapidamente ultrapassadas com a implementação do iAnalytics, solução que veio consolidar a informação do grupo num único sistema, proporcionado uma visão ampla do negócio que vem suportar a melhoria na tomada de decisões, tornando-as mais ágeis e assertivas” a nível global, afirma o CEO da BIAll.

A solução composta por tecnologias Microsoft, aconselhada pela BI4All à Algeco, tendo em conta as suas expetativas, permitiu integrar num só local os diferentes dados transacionais de vários ERP da Algeco. “É uma vantagem competitiva real poder calcular e usar as informações dos vários sistemas transacionais: tal permite-nos conhecer uma tendência de mercado, avaliar o desempenho geral das vendas e conseguir monitorizar a penetração dos produtos no mercado”, reflete o responsável da Algeco.

Para os decisores do grupo da Algeco era, ainda, muito importante obter a informação dos principais KPI das novas empresas adquiridas, para poderem acompanhar o negócio juntamente com todas as outras empresas do grupo, e “foi aí que esta solução fez a diferença”, conta José Oliveira (BI4All). Três a quatro meses após a aquisição, a solução de BI é capaz de fornecer informação relevante para os decisores, já alinhada com o universo do grupo.

Resultados

“Aumentámos a nossa capacidade de reagir rapidamente na eventualidade de algo acontecer, em termos de qualidade dos serviços prestados ou preço, por exemplo”, reflete o responsável da Algeco. “O iAnalytics veio proporcionar à Algeco uma visão 360º do negócio, o que agilizou a tomada de decisão, permitiu identificar os problemas, e encontrar as ações corretivas necessárias rapidamente”, continua o CEO da BI4All. Da mesma forma, com a solução, o grupo foi “capaz de aumentar a eficiência da força de vendas e o valor acrescentado de Produtos & Serviços”.

O CEO da BI4All acredita que todas as empresas têm a ganhar com soluções de analytics adaptadas às suas necessidades. “Obter de forma simples e rápida insights relevantes para o negócio traz competitividade, flexibilidade e maiores resultados. Trabalhamos de perto com cada um dos nossos clientes e estamos atentos aos desafios que enfrentam de forma a proporcionar soluções tecnológicas disruptivas que acrescem valor ao negócio, otimizem processos e tragam decisões mais ágeis e inteligentes”, afiança.

Tendo em vista ter “todos os dados da nossa empresa nesta versão única da verdade, a nossa plataforma iAnalytics”, a Algeco está, continuamente, a melhorar o iAnalytics. O IT Director Europe da Algeco conta que a empresa quer integrar dados de outras organizações recém-adquiridas, alargar o data warehouse do grupo, e incorporar nova informação, como os dados dos colaboradores foram recentemente adicionados ou de operações em desenvolvimento. “Até agora o iAnalytics é uma história de sucesso; o caminho ainda não chegou ao fim, mas estamos confiantes que a BI4All nos irá dar suporte por muito tempo”, conclui Jean-Marc Varnet.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 40 Novembro 2022

IT INSIGHT Nº 40 Novembro 2022

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.