Nestlé: os impactos das soluções EDI e da Faturação Eletrónica da Generix

Objetivo passou por agilizar os processos de gestão administrativos, tornando-os mais eficientes e menos suscetíveis a erros e falhas nos fluxos de informação entre empresa, fornecedores e clientes

Nestlé: os impactos das soluções EDI e da Faturação Eletrónica da Generix

A Nestlé, conhecida pelas suas diferentes áreas de negócio e pelo portfólio alargado de produtos. Com o objetivo de agilizar os processos de gestão administrativos, tornando-os mais céleres, eficientes e menos suscetíveis a erros e falhas nos fluxos de informação entre empresa, fornecedores e clientes, a Nestlé associou-se às soluções EDI e Faturação Eletrónica da Generix

O EDI permitiu transacionar documentos eletrónicos entre os diferentes sistemas de informação dos parceiros com quem a empresa tem relações comerciais.

Para a empresa, esta parceria resultou num conjunto de benefícios, entre as quais:

  • Processos mais rápidos e maior proximidade aos clientes e fornecedores, graças à digitalização de processos e rapidez de comunicação;
  • Maior controlo dos documentos, tendo em conta os elevados fluxos de informação trocados entre a empresa e os parceiros. O sistema EDI confere um maior controlo e visibilidade sobre os documentos recebidos e enviados;
  • Menor probabilidade de erros e conflitos graças à automatização de processos, que entram diretamente no sistema de gestão da Nestlé. Os erros de digitação – como vírgulas mal colocadas que podem resultar em erros - são assim evitados;
  • A implementação de soluções EDI e Faturação Eletrónica permitiram a otimização do tempo do tempo das equipas, visto que as tarefas que eram executadas manualmente passaram a realizar-se de forma automática;
  • As notas de encomenda, bem como as faturas em papel sofreram uma redução, uma vez que os documentos começaram a entrar diretamente no sistema. Este novo processo permitiu assim uma redução de custos;
  • A implementação deste tipo de processos permitiu a redução da pegada ecológica, numa empresa cujos temas da responsabilidade social e da sustentabilidade ambiental fazem parte do ADN.

A utilização do EDI na Nestlé melhorou significativamente o processo de troca de documentos e informação com todos os clientes com quem implementamos este sistema. Tornou este processo mais rápido, padronizado, ágil e muito mais seguro, acabando até por beneficiar muitas vezes a relação de confiança entre a Nestlé e estes clientes”, afirmou Luís Silva, IT – System Analyst/Business Analys na Nestlé Portugal, que destaca também a redução de erros causados por processos manuais.

Sobre o parceiro Generix Group, a Nestlé classifica a relação como de “forte confiança”. “A Generix foi, é, e continuará por certo a ser a nossa entidade de referência em tudo o que esteja relacionado com esta área”, rematou Luís Silva.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 40 Novembro 2022

IT INSIGHT Nº 40 Novembro 2022

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.