Nestlé: os impactos das soluções EDI e da Faturação Eletrónica da Generix

Objetivo passou por agilizar os processos de gestão administrativos, tornando-os mais eficientes e menos suscetíveis a erros e falhas nos fluxos de informação entre empresa, fornecedores e clientes

Nestlé: os impactos das soluções EDI e da Faturação Eletrónica da Generix

A Nestlé, conhecida pelas suas diferentes áreas de negócio e pelo portfólio alargado de produtos. Com o objetivo de agilizar os processos de gestão administrativos, tornando-os mais céleres, eficientes e menos suscetíveis a erros e falhas nos fluxos de informação entre empresa, fornecedores e clientes, a Nestlé associou-se às soluções EDI e Faturação Eletrónica da Generix

O EDI permitiu transacionar documentos eletrónicos entre os diferentes sistemas de informação dos parceiros com quem a empresa tem relações comerciais.

Para a empresa, esta parceria resultou num conjunto de benefícios, entre as quais:

  • Processos mais rápidos e maior proximidade aos clientes e fornecedores, graças à digitalização de processos e rapidez de comunicação;
  • Maior controlo dos documentos, tendo em conta os elevados fluxos de informação trocados entre a empresa e os parceiros. O sistema EDI confere um maior controlo e visibilidade sobre os documentos recebidos e enviados;
  • Menor probabilidade de erros e conflitos graças à automatização de processos, que entram diretamente no sistema de gestão da Nestlé. Os erros de digitação – como vírgulas mal colocadas que podem resultar em erros - são assim evitados;
  • A implementação de soluções EDI e Faturação Eletrónica permitiram a otimização do tempo do tempo das equipas, visto que as tarefas que eram executadas manualmente passaram a realizar-se de forma automática;
  • As notas de encomenda, bem como as faturas em papel sofreram uma redução, uma vez que os documentos começaram a entrar diretamente no sistema. Este novo processo permitiu assim uma redução de custos;
  • A implementação deste tipo de processos permitiu a redução da pegada ecológica, numa empresa cujos temas da responsabilidade social e da sustentabilidade ambiental fazem parte do ADN.

A utilização do EDI na Nestlé melhorou significativamente o processo de troca de documentos e informação com todos os clientes com quem implementamos este sistema. Tornou este processo mais rápido, padronizado, ágil e muito mais seguro, acabando até por beneficiar muitas vezes a relação de confiança entre a Nestlé e estes clientes”, afirmou Luís Silva, IT – System Analyst/Business Analys na Nestlé Portugal, que destaca também a redução de erros causados por processos manuais.

Sobre o parceiro Generix Group, a Nestlé classifica a relação como de “forte confiança”. “A Generix foi, é, e continuará por certo a ser a nossa entidade de referência em tudo o que esteja relacionado com esta área”, rematou Luís Silva.

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IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

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