“Apostar em integração é fundamental”

O Credibom sentiu a necessidade de implementar uma plataforma que permitisse crescer de forma sustentada no que toca à integração

“Apostar em integração é fundamental”

O desafio

Anteriormente, o Credibom não tinha uma capacidade forte de rastreabilidade e de governance de serviços. As integrações entre sistemas eram realizadas ponto-a-ponto de forma direta ou, em alguns casos, através de outra solução de middleware.

No entanto, estas implementações demonstravam uma dependência forte entre os sistemas e fraca rastreabilidade. A falta de normalização e de governance tornava a análise dos fluxos e despiste de problemas um processo complexo e a manutenção deste caminho limitava muito o crescimento do negócio porque qualquer alteração era demasiado pesada e até dispendiosa, tanto para o Credibom como para os seus parceiros.

Hoje, as empresas precisam de garantir que as suas plataformas de middleware são competitivas, mas seguras. Apostar em integração é fundamental para aumentar a produtividade e suportar, de forma sustentável, o negócio digital das organizações.

A solução

A Xpand IT teve como objetivo desenvolver uma solução que respondesse aos requisitos do cliente: escalabilidade, agilidade, segurança e visibilidade para toda a empresa. Para além disso, era importante criar uma representação canónica dos dados de forma a poderem modelar de uma forma mais clara e coerente o negócio da organização.

Assim, foi implementada uma solução de middleware com os componentes WSO2 necessários para a integração de sistemas e gestão de API. A esta plataforma juntou-se a implementação de uma framework de serviços capaz de oferecer às equipas de desenvolvimento os standards, a rapidez e a qualidade na implementação de serviços, promovendo um modelo de fábrica totalmente alinhado com a arquitetura e evolução da solução.

Sendo o WSO2 uma tecnologia open-source acaba por beneficiar de atualizações e melhorias constantes resultantes não só do vendor como da contribuição da comunidade. Para além disso, ao ser usada mundialmente por inúmeras empresas de todas as dimensões e setores de negócio, obedece a requisitos de qualidade e segurança apertados e garante o alinhamento com os standards da indústria. Da mesma forma, esta tecnologia tem acompanhado e evoluído na direção das tendências arquiteturais, estando atualmente capacitada para responder ao desafio de integração em ambientes on-premises, cloud ou híbridos, e em arquiteturas baseadas em microserviços e de containerização, seja ela gerida pelo cliente ou pela própria WSO2 (através da sua oferta iPaaS).

A solução implementada tem três grandes áreas de valor: a tecnologia, a arquitetura e framework de desenvolvimento. A arquitetura e a framework têm evoluído com a organização, conforme surgem novas necessidades ou particularidades que devem ser endereçadas, sejam funcionais ou técnicas. Alguns exemplos são a adaptação a um crescente volume de transações ou a criação de mecanismos dinâmicos de avaliação de regras.

Com a introdução da nova solução foi desenhada uma arquitetura de integração de raiz, focada na abstração e padronização das integrações, promovendo a reutilização e a modelação da informação para o negócio. Desta forma, o Credibom conseguiu melhorar a visibilidade e a organização dos fluxos de dados, ao mesmo tempo que asseguraram uma maior rapidez e qualidade na criação de novas integrações, suportando assim um crescimento sustentável nas diversas iniciativas de digitalização.

“A Xpand IT é uma empresa bem cotada no mercado e com muita experiência no que diz respeito a soluções de integração. Era também na altura o único parceiro WSO2 em Portugal, uma solução open source, mas corporativa, para a qual já estávamos a olhar, e que nos oferece a capacidade de implementação de serviços, a sua reutilização, rastreabilidade, segurança, padronização dos serviços, controlo e muita agilidade”, João Mendes, CTO do Credibom.

Os resultados

Segundo Nuno Santos, IT Manager Enterprise Solutions da Xpand IT com esta solução, é possível, agora, criar novos serviços e alterar existentes no Credibom com grande rapidez e com impacto mais reduzido para os consumidores, o que se revela um enorme benefício. Além disso, a componente de gestão de API oferece um novo meio capaz de facilitar e agilizar todo o processo de criação, disponibilização e consumo de serviços de valor para parceiros e clientes finais.

“O feedback foi sempre bastante positivo. Acreditamos que a solução desenvolvida veio, realmente, trazer inúmeros benefícios para a empresa, e os resultados também acabam por comprovar isso mesmo. A forma próxima como trabalhamos com os clientes, numa lógica de parceria, também permite que os projetos acabem por correr da melhor forma, porque conseguimos antecipar necessidades e agir no sentido de resolver os temas mais complexos com as soluções mais adequadas”, explica.

O Credibom passou a ter “serviços atómicos” que estão alinhados e fazem sentido para o negócio, o que leva à sua reutilização e até à capacidade de criar serviços compostos e mais complexos com muito mais facilidade e controlo; aumentaram a segurança no acesso aos serviços, assegurando a identidade e a utilização de quem os invoca; passaram a ter dados estatísticos da utilização dos serviços para perceber os sistemas e serviços mais utilizados o que ajuda a planear melhor o futuro dos mesmos; melhoram a padronização e governance dos serviços recorrendo a uma estrutura de middleware que é escalável e consegue acompanhar o crescimento do negócio; e por último, uma framework ágil de implementação de serviços e uma abordagem self-service baseada em API que permite aos parceiros e mesmo às suas equipas internas a possibilidade de criar ou aceder à informação de uma forma mais fácil e ágil.

Atualmente, o Credibom já conta com as integrações online suportadas na solução, num universo de cerca de 250 serviços.

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.