Sucesso do CIO tem por base operações de IT resilientes

White paper da Schneider Electric afirma que o sucesso de um CIO se alicerça numa base sólida de operações de IT resilientes, seguras e sustentáveis

Sucesso do CIO tem por base operações de IT resilientes

A Schneider Electric lançou o white paper 281, “How Modern DCIM Addresses CIO Management Challenges within Distributed, Hybrid IT Environments” e uma ferramenta de suporte, ambos disponíveis para utilização imediata.

O novo white paper foca-se no software de gestão de infraestruturas de data center (DCIM, na sua sigla em inglês) e examina em detalhe a função em rápida mudança do Chief Information Officer (CIO), desde que o IT se tornou no centro das atenções nos últimos anos.

O documento demonstra como o sucesso de um CIO está alicerçado, em última instância, numa base sólida de conseguir manter as operações de TI resilientes, seguras e sustentáveis. Num ambiente de TI híbrida altamente distribuída, este objetivo é mais difícil de atingir.

As exigências dos negócios estão a forçar os CIO a hibridizar a arquitetura dos seus data centers e portfólio de TI, colocando a capacidade de TI em instalações de colocation e desenvolvendo capacidade no edge local – às vezes em grande escala”, comentou, em comunicado, o autor Patrick Donovan, Senior Research Analyst do Energy Management Research Center da Schneider Electric. “Os CIO sempre tiveram a responsabilidade de gerir e manter operações resilientes e seguras, mas geralmente focam-se nas instalações principais de data center. Agora, para além de terem muitas mais localizações distribuídas que precisam de resiliência e segurança, também lhes é pedido que reportem a sustentabilidade das suas operações de TI. Isto é uma verdadeira mudança radical nas suas responsabilidades”.

No documento de 16 páginas, Donovan descreve a evolução dos portfólios empresariais de TI e explora os desafios de gestão que deles resultam, e também explica como o software de DCIM moderno evoluiu e está mais otimizado para ambientes cada vez mais distribuídos. A TI distribuída faz da segurança uma das principais preocupações, juntamente com a necessidade de resiliência melhorada e acompanhamento e geração de relatórios sobre o impacto ambiental da operação de TI.

Uma nova ferramenta da Schneider Electric, a Calculadora do Valor da Monitorização da DCIM para TI Distribuída, suporta o white paper e disponibiliza opções selecionáveis pelo utilizador e hipóteses ajustáveis para executar cenários “e se” para calcular o ROI/retorno do software de monitorozação. Tem em conta fatores como tempo de inatividade, equipa, incidentes de segurança e ambientais e fluxo de caixa.

Queríamos criar uma estrutura útil para ajudar os clientes a quantificar o valor potencial da DCIM nas suas operações e estamos ansiosos para que experimentem a nossa ferramenta”, explicou, também em comunicado, Wendy Torell, criadora da ferramenta TradeOff e Senior Research Analyst no Energy Management Research Center da Schneider Electric. “Concebemo-la para ser fácil de utilizar e adaptar-se facilmente ao ambiente específico e ao nível de maturidade do cliente”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.