Segunda edição do Exercício Nacional de Cibersegurança decorre esta semana

Cerca de 25 organizações vão participar na segunda edição do Exercício Nacional de Cibersegurança, que este ano é dedicado ao Processo Eleitoral

Segunda edição do Exercício Nacional de Cibersegurança decorre esta semana

Nos próximos dias 3 e 4 de abril decorre o Exercício Nacional de Cibersegurança 2019, organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) em cooperação com a Comissão Nacional de Eleições e com o apoio da Agência Europeia para as Redes e Sistemas de Informação (ENISA).

Tendo como pano de fundo o Processo Eleitoral e todas as suas envolventes, a edição deste ano tem como objetivos exercitar, não só o processo de decisão de forma a garantir uma resposta coordenada a todos os níveis dentro das Entidades Participantes, como também testar os mecanismos de cooperação entre aquelas entidades, os respetivos processos de troca de informação e ainda as atividades de cooperação e/ou planos de contingência a nível nacional.

Vão a jogo cerca de 25 organizações, entre autoridades nacionais, reguladores setoriais, operadores de serviços essenciais, operadores de telecomunicações, órgãos de comunicação social e outras entidades da administração pública. Ao longo dos dois dias de jogo, marcam igualmente presença um conjunto de observadores que, apesar de não estarem diretamente envolvidos com o exercício, vão observar os respetivos procedimentos e toda a ação.

Ao envolver todas estas entidades no exercício pretende desenvolver-se as sinergias necessárias à gestão de crises no ciberespaço.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.