Malware infeta 30 mil Macs

Investigadores de cibersegurança avisaram que há perto de 30 mil computadores Mac, da Apple, infetados com o malware Silver Sparrow

Malware infeta 30 mil Macs

Os computadores Apple estão no centro de um raro alerta de malware com perto de 30 mil Macs infetados com um código misterioso.

Wes Hurd e Jasom Killam, da Red Canary, lançaram o alerta depois de, este mês, terem descoberto “um malware para macOS que utiliza o LaunchAgent para estabelecer persistência”. Os malwares em Macs são menos comuns do que em PC Windows, mas esta não é a primeira vez que acontece.

Na última semana, o investigador de segurança Patrick Wardle alertou que o malware está a ser redesenhado para ter como alvo os computadores Mac que contam com o novo processador da Apple, o M1.

No entanto, ao contrário do esperado, o malware, intitulado Silver Sparrow, não injetou cargas maliciosos no dispositivo. A investigação revelou “quase imediatamente que o malware não exibiu os comportamentos que esperávamos de um adware habitual que tantas vezes tem como alvo os sistemas macOS”, escreveu a Red Canary.

Ainda assim, é claro que o Silver Sparrow é um malware, uma vez que contém um mecanismo de autodestruição que parece não ter sido usado. Também não está claro neste momento o que poderá acionar essa função de autodestruição.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.