IA generativa é “o novo normal” dos cibercriminosos

Cibercriminosos utilizam IA generativa para criar campanhas de spam, falsificação de identidade nas redes sociais e serviços de verificação

IA generativa é “o novo normal” dos cibercriminosos

Ao longo do último ano, a IA generativa e o ChatGPT continuaram a ganhar destaque na luta contínua entre atacantes e defensores. Embora muitas indústrias continuem a explorar a promessa da IA para aumentar as suas capacidades, os cibercriminosos também viram o poderoso potencial da IA na exploração de vulnerabilidades e na criação de novos vetores de ataque.

No início de 2023, a Check Point Research, equipa de investigação da Check Point Software Technologies apresentou os primeiros indícios de que os cibercriminosos demonstravam interesse em utilizar o ChatGPT para criar malware, ferramentas de encriptação e outros vetores de ataque que tiram partido da IA generativa. Além disso, cibercriminosos russos começaram a discutir como contornar quaisquer restrições para começar a usar o ChatGPT para fins ilícitos.

Um ano após o lançamento do ChatGPT, a Check Point observa que a utilização da IA generativa se tornou no “novo normal” para muitos serviços de cibercrime, especialmente na área da falsificação de identidade e da engenharia social. Alguns deles aperceberam-se do potencial da IA generativa como diferenciador para aumentar a eficácia dos seus serviços e até se gabam disso.

Dito isto, a Check Point menciona quatro serviços clandestinos russos alimentados por IA que utilizam IA generativa integrada como parte das suas ferramentas e plataformas ilícitas, como plataforma Black-Hat para imitação de redes sociais em grande escala; serviço de Deepfakes; ferramenta de spam malicioso e serviços de verificação KYC.

O rápido desenvolvimento das tecnologias de inteligência artificial apresenta novas oportunidades e desafios no domínio da cibersegurança. Embora a IA permita aplicações benéficas, como a deteção de malware e a segurança dos sistemas, também permite que os cibercriminosos aumentem as suas operações. Os cibercriminosos podem agora aproveitar o poder da IA para criar esquemas de engenharia social mais sofisticados, encontrar vulnerabilidades de rede mais rapidamente, produzir meios sintéticos para intimidação ou roubo de identidade e automatizar tentativas de phishing e desenvolvimento de malware.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.