Branded Content

Aprender com o COVID-19: Planeamento de segurança e continuidade dos negócios

Nunca tantas pessoas estiveram em teletrabalho antes. Facilite o acesso dos seus colaboradores aos dados e aplicações, mas tendo sempre em mente a proteção dos dados e da rede da sua empresa. A WatchGuard está aqui para o ajudar!

Aprender com o COVID-19: Planeamento de segurança e continuidade dos negócios

Com muitas regiões a enfrentar a disseminação do COVID-19, as empresas estão a colocar os seus colaboradores em regime de teletrabalho para reduzir a propagação do vírus. Com efeito, para limitar o impacto no negócio da falta de reuniões físicas nesta primeira metade do ano, muitas organizações estão a ativar medidas de teletrabalho e reuniões virtuais, usando ferramentas como webinars, por exemplo.

Neste contexto, é essencial uma segurança rigorosa que possa proteger os utilizadores móveis quando acedem à rede da empresa remotamente, consciencializando-os, ao mesmo tempo, para as principais ameaças à segurança que podem afetá-los, especialmente quando estão fora do perímetro da rede da empresa, preservando a sua produtividade ao mesmo tempo.

A boa notícia é que é precisamente a estas questões centradas no utilizador que a oferta da WatchGuard dá hoje resposta!

Os produtos e serviços de segurança da WatchGuard permitem que as empresas recuperem a visibilidade sobre as atividades dos seus funcionários remotos ou teletrabalhadores. Também fornecem e garantem proteção robusta e permanente que acompanha o utilizador em movimento, oferecendo o mesmo nível de segurança, dentro ou fora do perímetro da rede empresarial.

Hackers exploram o medo do Coronavírus

Já sabemos que os hackers aproveitam qualquer notícia importante ou evento mundial para lançar os seus ataques. Nestes dias de medos, incertezas e de notícias contraditórias, as contas de e-mail e as redes sociais dos funcionários da empresa são inundadas com reportagens, comentários, vídeos e links sobre o vírus.

Infelizmente, os cibercriminosos estão a fazer aquilo que melhor sabem e, neste caso, exploram o medo das pessoas para enganar os utilizadores, invadir os seus sistemas ou distribuir malware, através de esquemas de phishing, para dar apenas um exemplo. Nesta estratégia, o ransomware assume também, hoje, um papel de destaque.

Os estreantes do teletrabalho

A verdade é que o COVID-19 está a conduzir a políticas agressivas de trabalho em casa, com as empresas a fechar os seus escritórios e a enviar a maior parte - senão a totalidade - dos seus colaboradores para trabalhar em casa em período integral, quase da noite para o dia.

Embora muitas empresas se tenham preparado, algumas cedem portáteis configurados à pressa, ou desktops que não foram inicialmente desenhados para sair da segurança da rede local. É importante garantir que estes dispositivos não introduzem malware e outras ameaças quando se ligam à rede da organização.

Estes são, na nossa opinião, passos importantes que pode dar, para usar a segurança como um facilitador de produtividade e acesso dos seus teletrabalhadores:

Antes de tudo, consciencialize os colaboradores remotos sobre segurança: elabore uma lista de verificação com foco nas melhores práticas que os funcionários remotos podem adotar facilmente. Aqui estão algumas ideias que pode enviar por email para a sua equipa.

Se a sua rede doméstica for pública, torne-a privada: proteja o seu escritório em casa, protegendo a sua rede wireless.

Use uma Ligação VPN segura para redirecionar o tráfego da Internet através de um servidor protegido.

Use passwords fortes: proteja a identidade e as credenciais da empresa para ficar protegido de malware.

Use soluções MFA: sabemos que uma grande parte das violações de dados envolve credenciais perdidas e, como os criminosos visam organizações de qualquer tamanho, a MFA deve agora ser um pré-requisito para todas as empresas, como medida de reforço à utilização de passwords robustas.

Cuidado com o phishing: evite ser apanhado por um hacker, revendo cuidadosamente os e-mails que parecem estranhos ou inesperados.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela WatchGuard

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 25 Maio 2020

IT INSIGHT Nº 25 Maio 2020

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.