Branded Content

A SDIS 62 obtém uma “segurança digital” exclusiva com o OneXafe da Arcserve para imutabilidade de dados

O Service Départemental d’Incendie et de Secours, em Pas-de-Calais (SDIS 62), utiliza a solução da Arcserve para imutabilidade de dados

A SDIS 62 obtém uma “segurança digital” exclusiva com o OneXafe da Arcserve para imutabilidade de dados

Acerca do SDIS 62

O Service Départemental d’Incendie et de Secours, em Pas-de-Calais (SDIS 62), é o quarto maior departamento de paramédicos, forças de resgate e corpo de bombeiros de França, em termos de número de incidentes e da dimensão da população a quem presta assistência. O departamento é composto por cerca de 1300 bombeiros profissionais, 3500 voluntários e 300 funcionários administrativos e técnicos. A missão do SDIS 62 passa pela avaliação e prevenção de riscos relativos à segurança pública; pelo combate a incêndios; pela proteção de pessoas, das respetivas propriedades e do ambiente; bem como pela prestação de ajuda de emergência geral. Com uma média de uma chamada a cada 50 segundos e inúmeros requisitos de conformidade legal a gerir, o SDIS 62 procurava uma solução para o armazenamento fiável de dados pouco utilizados, capaz de otimizar a recuperabilidade do seu sistema e que lhe permitisse continuar a proteger o público.

O desafio

A central telefónica do SDIS 62 recebe mais de 130.000 chamadas por ano. O tratamento destas situações e dos próprios incidentes depende não só da implementação de equipas competentes no terreno, mas também da execução de soluções de TI fiáveis e resilientes. O departamento recorre a 130 servidores virtuais com 30 terabytes de dados para proteger a população de Pas-de-Calais.

Este volume de dados não pára de crescer devido a gravações de chamadas telefónicas de emergência, chamadas para os serviços de emergência, vídeos de vigilância e videoconferências. Todos estes dados têm de ser armazenados e retidos por 10 anos.

O SDIS 62 necessitava de uma solução de armazenamento de dados pouco utilizados e fiável, que lhe permitisse reforçar a resiliência dos seus dados, satisfazer os pedidos diários e cumprir os requisitos legais, de modo a proteger funcionários e habitantes. Tendo em conta o aumento imprevisível dos dados, o SDIS 62 também necessitava de garantir que a nova solução permitisse um armazenamento scale-out rápido.

A solução

A equipa de TI do SDIS 62 optou por implementar o OneXafe 4412 da Arcserve, uma vez que satisfazia todos os seus requisitos. O OneXafe é uma plataforma de armazenamento e proteção de dados scale-out baseada em objetos convergentes para ambientes físicos e virtuais. A solução oferece serviços abrangentes de armazenamento e proteção de dados numa solução única e de fácil utilização, a qual integra também a Recuperação de Desastre da Arcserve. O OneXafe protege os dados através do registo de snapshots imutáveis contínuos (a cada 90 segundos). Estes snapshots simplesmente não podem ser encriptados, substituídos ou eliminados por um ataque de ransomware executado contra os utilizadores, graças ao seu arquivo de objetos distribuído patenteado. O SDIS 62 investiu em duas unidades OneXafe 4412, as quais estão implantadas em duas salas de computadores diferentes, com uma instalação de replicação bidirecional, de modo a reforçar o nível de proteção de dados adicional. O excelente TCO, juntamente com a escalabilidade da solução, foram vantagens fundamentais para a equipa. O OneXafe da Arcserve é robusto, flexível e escalável. Dada a natureza confidencial dos dados, o SDIS 62 tem necessidades específicas em termos de tratamento de dados. A funcionalidade de encriptação de dados disponível com o OneXafe permite ao SDIS 62 cumprir os requisitos de conformidade, uma vez que oferece não só armazenamento, mas também proteção de dados e privacidade.

O resultado

A solução da Arcserve satisfaz todas as necessidades do SDIS 62. Em primeiro lugar, em termos de escalabilidade, permite à equipa aumentar a capacidade de armazenamento. A solução reforça a resiliência global dos dados graças aos snapshots imutáveis, que permitem uma resposta rápida em caso de ataque de ransomware. Os snapshots garantem a integridade dos dados, pelo que estes permanecem inalterados. Por último, o SDIS 62 apreciou particularmente a facilidade de implementação, uma vez que apenas foram necessárias algumas horas de instalação para colocar o sistema em funcionamento. O SDIS 62 utiliza dois appliances OneXafe 4412 e está atualmente a prever a implementação de um terceiro appliance numa localização externa para beneficiar de uma camada de proteção de dados adicional.

“Estamos muito satisfeitos com as soluções fornecidas pela Arcserve, principalmente tendo em conta a sua escalabilidade, resiliência e facilidade de implementação, bem como o excelente custo de propriedade total. Por todas estas razões, estamos a prever acrescentar em breve outra unidade OneXafe à nossa infraestrutura.” – Frédéric Van Camp, diretor de IS, SDIS 62.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Arcserve

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 40 Novembro 2022

IT INSIGHT Nº 40 Novembro 2022

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.