Desafios e oportunidades da Integração e Colaboração B2B

Desafios e oportunidades da Integração e Colaboração B2B

A transformação digital é um passo essencial para o sucesso e competitividade das organizações. É um processo que implica uma adaptação ao universo digital, envolvendo a adoção de plataformas mais inovadoras, mais rápidas, mais eficientes e mais rentáveis

Neste contexto, torna-se prioritária a integração e colaboração das aplicações informáticas com todo o ecossistema de parceiros de negócio. Esta integração de parceiros e de informações, ao garantir um maior intercâmbio entre clientes, fornecedores, operadores logísticos, administração etc., vai permitir que haja uma maior agilidade nos projetos e no negócio em geral.

Defendo que, atualmente, as organizações bem-sucedidas são aquelas que se encontram conectadas e que, juntamente com os seus parceiros, exploram novas tecnologias e novas formas de conetividade B2B.

Há, no entanto, uma questão importante a ressalvar: por se tratar de um processo implica, na maioria das vezes, alterações e adaptações (umas mais profundas que outras), pelo que convém estar atento a possíveis obstáculos que apareçam. Vivemos num mundo cada vez mais digital, as organizações estão cada vez mais globalizadas e, muitas vezes, a sua atividade diária envolve a gestão de várias pessoas, processos, canais… tratando-se de uma atividade complexa mas que pode ser simplificada por uma gestão eficiente, onde a “integração de negócios” ganha terreno.

Em 2016, a Generix juntamente com a IDC desenvolveu um estudo muito interessante sobre “Como melhorar a Integração das TI, de forma a maximizar o valor e produtividade nas empresas?”, cujos resultados demonstraram que um dos principais desafios de TI tem a ver com os elevados custos de implementação de TI e a complexidade da integração das redes de informação.

Segundo a pesquisa feita, muitas empresas confrontam-se com a incapacidade de trabalhar, de forma competitiva, com diferentes formatos de dados, o que por sua vez conduz à incapacidade de satisfazer, de forma eficiente, as encomendas dos seus clientes. Concluindo-se que, parte da solução deste problema, está na integração B2B e na colaboração entre todos os intervenientes do negócio.

Este estudo mostra-nos que a integração de negócios não é uma tarefa fácil, mas que com a criação de uma rede de negócios/parceiros de confiança e ferramentas eficazes, as empresas conseguirão ultrapassar as dificuldades e diferenciar-se no mercado.

Deixo-lhe cinco dos principais obstáculos (apontados por entre 60% e 80% dos inquiridos) que as empresas hoje enfrentam no caminho para a integração:

  • Dificuldade nos pedidos e na previsão do tempo de entrega, sendo este o obstáculo mais desafiante na colaboração com outras empresas;
     
  • Demasiados parceiros comerciais, o que acontece principalmente nas empresas de maior dimensão e naquelas que cresceram de forma inorgânica, através de aquisições e fusões;
     
  • Vários canais de vendas (web, B2B, e-mail, fax, telefone), sendo este um dos desafios que muitas PME`s enfrentam e que poderia ser resolvido através da implementação de ferramentas tecnológicas, de forma a facilitar o processo, em particular com a implementação de soluções do tipo OMS (Order Managment System);
     
  • Ausência de investimento que permita mudanças no processo, com 60% dos inquiridos a defender que deveria haver um maior impulso no investimento estratégico da integração B2B;
     
  • Complexidade da rede de negócios, que deve ser encarada não como um entrave ou problema, mas antes como uma vantagem e uma forma de poder crescer e progredir para uma integração correta.  

Para além destes, foram mencionados outros obstáculos como a falta de competências internas, a falta de confiança entre os parceiros de negócios e, por fim, a falta de compromisso com a integração B2B por parte da Administração.

Em suma, para uma integração B2B bem-sucedida tem de haver colaboração e um compromisso entre todas as partes na partilha de objetivos e metas a atingir. Esta postura, aliada às ferramentas tecnológicas certas, seguramente conduzirá a sua empresa à otimização da qualidade e da competitividade dos serviços prestados a todos os clientes!

 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.