Investimento em IA no mercado europeu deverá ultrapassar os 21 mil milhões de dólares até 2034

Os dados foram apresentados durante um pequeno-almoço da Devoteam Cyber Trust sobre o tema “Segurança na Inteligência Artificial: Desafios e Oportunidades”

Investimento em IA no mercado europeu deverá ultrapassar os 21 mil milhões de dólares até 2034

O investimento em Inteligência Artificial (IA) no mercado europeu foi avaliado em 4,26 mil milhões de dólares em 2024 e a previsão aponta para que atinja 21,8 milhões de dólares em 2034, com mais de 50% das empresas europeias a investirem proactivamente em segurança da IA, antecipando a entrada em vigor do AI Act.

Os dados e respetivas conclusões foram apresentadas num pequeno-almoço sobre o tema “Segurança na Inteligência Artificial: Desafios e Oportunidades”, promovido pela Devoteam Cyber Trust no passado dia 22 de maio.

“A IA veio para ficar e está a evoluir a um ritmo exponencial, por isso, é fundamental embarcarmos neste comboio e garantirmos uma viagem segura até ao destino”, afirmou Herman Duarte, Offensive Security Services Director da Devoteam Cyber Trust, durante a sua apresentação, intitulada “Etapas para IA segura”.

Herman Duarte alertou que a complexidade e a constante evolução da IA não deixam antever a totalidade de riscos associados: “o negócio vai exigir cada vez mais sistemas AI-driven, o que colocará ainda mais pressão sobre as equipas de cibersegurança, assim, uma abordagem estratégica e uma arquitetura robusta são fundamentais para enfrentar estes novos desafios”.

“Segurança na Inteligência Artificial: Desafios e Oportunidades" foi também o mote para uma mesa-redonda, moderada por Rui Shantilal, Vice President of Global Devoteam Cyber Trust, e que contou com a participação de oradores convidados na área da Energia e Banca e com Bruno Morisson. O Partner & Offensive Security Services Director da Devoteam Cyber Trust sublinhou que apesar da rápida evolução, “a IA apresenta um novo paradigma tecnológico ainda com muitas vulnerabilidades e algumas incertezas quanto à sua operacionalidade e resposta”.

Durante o debate, a prevenção de fraude foi referida como um dos pontos no topo das prioridades para a maior parte das empresas, sendo um fator importante para a sua deteção a análise comportamental. 

Entre os principais desafios da IA foram elencadas as dificuldades de integração e a necessidade de criar boas práticas para regular e controlar processos. 

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