Como o Wi-Fi seguro lhe pode dar vantagens sobre a concorrência

Como o Wi-Fi seguro lhe pode dar vantagens sobre a concorrência

As empresas de maior dimensão que competem com a sua podem ter maiores orçamentos e mais conhecimentos tecnológicos. Não deixe isso o assuste!

A maior vantagem que tem como uma pequena ou média é o facto de esta ser mais ágil/rápida/leve e estar melhor posicionada para oferecer uma experiência de acesso Wi-Fi guest altamente personalizada.

Com efeito, a sua PME tem a capacidade de se ligar aos seus clientes diretamente, o que permite construir e manter relações de longo prazo com eles. As soluções de Wi-Fi de hoje em dia oferecem ferramentas de envolvimento com o cliente e de marketing poderosas para que possa alcançar os seus convidados de uma forma mais direta, oferecer promoções específicas para o seu perfil e muito mais.

Está na hora de transformar o seu ambiente Wi-Fi numa poderosa fonte de receitas e de retenção de clientes. Adotar um modelo centralizado na cloud é uma ótima forma de aumentar a produtividade, reduzir os custos e proteger os seus dados mais valiosos.

Se não for seguro, mais vale não ter

A segurança é, hoje, uma das maiores prioridades das empresas e uma das maiores preocupações para os utilizadores. Ninguém quer ver os seus dados expostos e nenhuma organização quer arcar com as graves consequências – legais, de reputação e financeiras - de uma violação da sua rede Wi-Fi.

É por isso fundamental que todo e qualquer negócio que ofereça uma conectividade Wi-Fi aos seus clientes o faça de uma forma segura, garantindo a total proteção dos dados pessoais identificáveis dos seus convidados. Os access points de hoje oferecem um sistema de prevenção de intrusão para ajudar a garantir que as empresas ofereçam a segurança necessária para proteger o seu espaço aéreo de Wi-Fi.

Hoje, a vida das pessoas está ainda mais ligada à tecnologia e as expectativas quanto à utilização de redes wireless são cada vez mais exigentes. Sempre que os seus clientes testam novas tecnologias ou serviços, as suas necessidades e expectativas evoluem, e a sua obrigação é acompanhá-las. Se já há casos em que as pessoas conseguem receber um pedido feito online no mesmo dia, porque motivo as ligações Wi-Fi não deveriam ter o mesmo desempenho?

Vantagens competitivas para pequenos negócios

Se observarmos uma pequena ou média empresa comum — seja uma cafetaria, loja de roupa ou uma clínica — verificamos que terá obrigatoriamente vários dispositivos wireless (tablets, smartphones etc.), embora nenhum equipamento visível aponte nesse sentido. A olho nu, não está lá nada…

No entanto, nos bastidores, as soluções wireless, como os pontos de acesso (PA), por exemplo, oferecem vários recursos valiosos não só para a empresa, mas também para os seus clientes.
Aqui estão os cinco principais recursos que podem manter a sua empresa e o fornecimento de conectividade Wi-Fi competitivo:

1. Segurança de rede wireless patenteada

Ter um Sistema de Prevenção de Intrusão Wireless (WIPS) integrado ajuda a garantir que a proteção necessária, capaz de defender o espaço aéreo 24 horas por dia, 7 dias por semana contra dispositivos não autorizados, ataques de intercetação de dados e de negação de serviço, APs clandestinos e muito mais – e sem praticamente qualquer falso positivo.

2. Análise orientada ao negócio

É importante saber como, onde e quando os convidados estão a usar a sua rede Wi-Fi para que possa maximizar o investimento e otimizar a experiência de utilização. Avalie os dados das métricas do local, como o número de clientes, o tempo de permanência e o tipo de utilização, para que possa tomar melhores decisões empresariais. Poder ver os seus dados num painel de controlo personalizável e visualizar os históricos de uso e em tempo real é também essencial.

3. Gestão escalável

Os ambientes Wi-Fi Cloud podem levar a sua empresa de um para inúmeros PAs entre vários locais, sem infraestrutura. Isto representa uma vantagem importante, uma vez que minimiza os investimentos necessários, ao mesmo tempo que permite ao negócio implementar acessos à medida das necessidades.

4. Ferramentas poderosas de marketing e envolvimento

A sua empresa pode também conseguir estar um passo à frente da sua concorrência no campo do marketing, com um conjunto de ferramentas integradas e de fácil uso que transformam a oferta de conectividade de redes wireless simples numa experiência rica para clientes, convidados e funcionários. Crie páginas iniciais sem a necessidade de possuir capacidades de webdesign, chegue aos seus convidados com vídeos e outros conteúdos envolventes, ofereça promoções direcionadas e muito mais.

5. Serviço de planeamento de implementação

Quer saber quantos access points a sua empresa precisa? O seu fornecedor WiFi tem que ser capaz de o ajudar a recolher e analisar as informações corretas e a realizar as simulações preditivas para possibilitar um planeamento correto e adequado à sua dimensão.

 

por Carlos Vieira, Country Manager da WatchGuard para Portugal e Espanha

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.