Como a inteligência artificial pode colmatar as lacunas da saúde

Como a inteligência artificial pode colmatar as lacunas da saúde

Chegamos a uma era de avanço tecnológico exponencial e as possibilidades que a inovação fornece são infinitas

À medida que o mercado da tecnologia da saúde amadurece, a partilha de dados aumenta e a inteligência artificial progride da teoria à prática, encontramo-nos no meio de uma revolução no setor da saúde. O setor tem muitos desafios por solucionar, e existem lacunas em variadas áreas doenças crónicas e agudas, genética, falta de acesso geográfico, entre outros. Enquanto algumas destas lacunas poderão ser preenchidas pela tecnologia, é cada vez mais evidente que algumas podem apenas ser preenchidas com o auxílio da tecnologia.

Atualmente, no centro do ecossistema de saúde estão consumidores empoderados, cujo estilo de vida é modelado pela utilização de tecnologia de rápida evolução, e que por isso esperam o mesmo da sua saúde e bem-estar no futuro digital. Cada paciente ou utilizador tem que ter uma relação personalizada com este setor em mutação, pois é isso que é esperado da tecnologia.

Por outro lado, há medida que esta tecnologia é cada vez mais integrada no mundo da saúde, é certo que terá um importante impacto nas profissões do setor – 40% dos profissionais por exemplo já considera que a Inteligência Artificial transformará a saúde nos próximos cinco anos.

De uma forma prática, as aplicações de Inteligência Artificial no campo da saúde podem ser divididas de forma geral em três categorias:

  1. Diagnóstico médico: Neste campo a IA pode ser ferramenta para diagnosticar pacientes com doenças específicas; para utilizar novas formas de chegar ao paciente (como telemedicina e telesaúde) ou ainda através da incorporação de novos e mais digitais sistemas hospitalares.
  2. Wearables, apps e bots: Atualmente, e cada vez mais incorporar pequenos gadgets na vida de utentes que necessitem de monitorização constante ou auxílio para qualquer problema médico permite uma recolha de dados que melhorará constantemente a sua performance.
  3. Melhoria da vida do paciente: Seja através da gestão de dor por realidade virtual, ou de apoio a deficiências por meio de aparelhos baseados em inteligência artificial, qualquer melhoria externa na vida do paciente é algo colmatado de maneira mais eficaz através da tecnologia.

E, neste mundo em que os consumidores começaram a tomar as rédeas da sua saúde, e que a IA se torna uma parte integrante do setor, as empresas tecnológicas têm uma oportunidade de moldar o futuro do setor tendo como prioridade as necessidades do consumidor.

Para isso é necessário integrar o melhor da tecnologia digital e trabalhar a par e passo com os sistemas de saúde de modo a obter dados precisos, integrá-los nos serviços e envolver-se no seu planeamento claro e cuidadoso. No que toca aos wearables e apps, por exemplo, é importante que durante a fase de R&D seja feita uma distinção entre wearables que têm o objetivo de trazer atenção a um lifestyle mais cuidado, trazendo atenção ao sono, stress, dieta e exercício e aqueles que permitem a pessoas com graves desafios médicos andar, ver ou mesmo viver.

Esta revolução do setor da saúde e integração de IA é e continuará a ser um grande foco dos futuros investimentos na tecnologia da saúde e permitirá um grande número de benefícios, desde automatizar tarefas, a trazer saúde ao consumidor de maneira mais rápida e a um valor mais baixo. Com a implementação do 5G por exemplo, o potencial da IA será ainda maior pois tornar-se-á acessível a cidadãos que não vivem em grandes cidades. Mas para isto é importante que os governos saibam investir nas tecnologias de futuro, cooperando com provedores, empresas e indivíduos para criar melhores soluções no campo de saúde, que apoiem os cidadãos a longo prazo.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.