Começar de novo

Start

Começar de novo

No relatório World Economic Prospects de janeiro de 2020, portanto antes ainda de sentir o avanço da COVID-19, o Banco Mundial afirmava acerca da crise da produtividade a nível mundial: “para relançar o crescimento da produtividade, é necessária uma abordagem global: facilitar o investimento em capital físico, intangível e humano; incentivar a reafetação de recursos para setores mais produtivos; fomentar a capacidade das empresas para revigorar a adoção de tecnologia e a inovação; e promover um ambiente macroeconómico e institucional favorável ao crescimento".

No grande recomeço, que terá necessariamente que se seguir ao fim dos confinamentos, as receitas apresentadas pelo Banco terão um caráter ainda mais urgente do que tinham no início do ano. Os sucessos, assim como as falhas reveladas a cada passo, no combate à pandemia mostram uma arquitetura global onde as fragilidades nos modelos de organização do trabalho, de análise, de previsão, foram expostas como nunca. As infraestruturas de comunicações, por exemplo, mostraram-se extraordinariamente resilientes, e as mulheres e homens responsáveis pela operação destes instrumentos fulcrais, foram também heróis invisíveis que permitiram que a sociedade continuasse a operar, dentro da excecionalidade, com algum aspeto de normalidade. 

Mas percebemos também que há outras áreas, nomeadamente as que permitem suportar novos modelos de trabalho remotos, onde os intervenientes terão de fazer mais investimento, andar mais depressa, no que concerne a garantir a qualidade da experiência do utilizador – de modo a evitar, tanto quanto possível, a fatiga decorrente de muitas horas de trabalho online. O trabalho remoto veio para ficar. Todos sentimos que as condições estão quase lá. Mas há um imenso “quase” a vencer entre a aspiração e a concretização. 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.