O que é e para que serve o AIOps

Para monitorizar e gerir ambientes de IT mais dinâmicos e modernos, torna-se essencial utilizar a inteligência artificial nas operações de IT. A este processo chama-se AIOps

O que é e para que serve o AIOps

A AIOps fortalece as equipas de operações de IT e de DevOps para que estas possam detetar e resolver problemas mais rapidamente.

Com AIOps, as equipas de operações podem gerir uma grande quantidade de dados gerados pelos ambientes de IT modernos. A Gartner prevê que as IAOps se tornem cada vez mais populares e cresçam 30% até 2023.

Mas o que é AIOps?

A AIOps é a aplicação de Inteligência Artificial para melhorar as operações de IT. Na verdade, a AIOps aproveita a aprendizagem automática, big data e capacidades de análise para:

  1. Obter a carga de dados de operações de vários componentes de infraestrutura de IT, aplicações e ferramentas de monitorização de desempenho;
  2. Eliminar inteligentemente o ruído dos dados recolhidos e identificar padrões e eventos relacionados com o desempenho do sistema e problemas;
  3. Identificar as questões e reportá-las às IT para uma ação e resposta rápida.

Como o nome AIOpssugere, a abordagem à análise de dados é melhorar as operações, mas é vital saber que o conceito de AIOpstem um valor poderoso em todo o fluxo de valor de uma organização.

A AIOpsestá relacionada com a aplicação de machine learning e análise para aumentar as operações de IT. As AIOpspodem ser usadas para tarefas simples, tais como encontrar o melhor engenheiro para corrigir um problema para realizar uma reparação automática, identificar anomalias e fazer previsões ao analisar padrões em ficheiros de registo, correlacionar eventos para identificar causas de raiz, fornecer resoluções automáticas para problemas baseados na aprendizagem contínua, entre outras.

Nos sistemas de monitorização de operações antigas, foram utilizadas várias ferramentas de operações de IT para detetar e alertar quaisquer problemas de operações, mas tudo isto ainda é feito manualmente e envolve coordenação com várias equipas. Com AIOps, os big data são usados para agregar dados de operações em silos num só local.

Assim, os dados recolhidos podem variar desde registos do sistema, dados de desempenho e eventos passados, dados de rede, dados de incidentes passados e notas de resolução, artigos de conhecimento, etc.

Por isso, o AIOps pode ajudar a crescer e consolidar empresas e equipas, bem como melhorar o seu desempenho e produtividade.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.