Investimento em blockchain vai continuar a crescer este ano

Este ano, o mercado de soluções blockchain continuará a progredir, e os especialistas acreditam que irá crescer mais de 50% para receitas de cerca de mais quatro mil milhões de euros

Investimento em blockchain vai continuar a crescer este ano

A última edição do guia global de gastos de blockchain da IDC antecipa que este ano o mercado irá sofrer um aumento de 50% nos gastos em soluções baseadas em blockchain, atingindo mais de quatro mil milhões de euros. Isto ultrapassará a taxa de crescimento acumulada de 46,4% esperada pela IDC para o período 2019-2024, quando se prevê uma receita de quase 18 mil milhões de euros.

Como explica James Wester, diretor de investigação da Worldwide Blockchain Strategies da IDC, "os problemas que a economia global enfrenta devido à COVID-19 e os esforços para a conter, fizeram com que quase todas as indústrias, mercados e setores reavaliassem os principais processos. Isto tem acelerado o interesse e o investimento na transformação digital, incluindo blockchain e tecnologias de contabilidade distribuídas".

Acrescenta ainda que "muitas das perturbações nas indústrias durante a pandemia foram agravadas por processos e procedimentos que eram ineficientes e antiquados. A pandemia expôs simplesmente vulnerabilidades e fraquezas nas cadeias de abastecimento, nos serviços financeiros e em muitas mais indústrias." Por isso, muitas empresas estão a analisar as novas possibilidades fornecidas pelas tecnologias baseadas em blockchain e pelos livros distribuídos. Na opinião de Wester, estas tecnologias permitem "melhorar a visibilidade e aumentar a eficiência nas cadeias de valor" e considera-as "as ferramentas perfeitas não só para resolver os problemas existentes, mas para construir mercados e serviços completamente novos".

Para este ano, a IDC espera que mais de um quarto de todas as despesas globais de blockchain venham da indústria bancária, com casos de utilização proeminente, como pagamentos e liquidações transfronteiriças, financiamento comercial e liquidações pós-transações, e acordos de transações. As suas estimativas apontam para que o setor bancário continue a aumentar a despesa para um CAGR de 45,3% até 2024.

A segunda indústria em ordem de importância neste mercado é a produção de processos e a produção discreta, dois sectores que, em suma, representam quase mais um quarto de todas as despesas de blockchain. Aqui, os casos de utilização mais importantes serão a fonte dos lotes e a gestão de bens e ativos, o que levará estas indústrias a crescer para um CAGR de 50,3% e 46,5%, respetivamente, entre 2019 e 2024. Embora para a IDC o setor que irá aumentar o investimento em soluções blockchain mais rápido será os serviços profissionais, que pode crescer para um CAGR de 54% nestes anos. 

Como explica Stacey Soohoo, Research Manager, Customer Insights & Analysis da IDC, "a pandemia COVID-19 provou ser um catalisador para a adoção de muitas tecnologias emergentes, e blockchain não é exceção. A necessidade de mais visibilidade em toda a cadeia de valor nunca foi tão importante e, em muitos casos, os efeitos negativos das fraquezas expandiram-se ainda mais".

"As organizações e as empresas estão a ter inconsistências, lacunas e a absoluta falta de informação fiável entre diferentes fontes e entidades. Enquanto muitos se aventuraram em moedas digitais à luz da pandemia coronavírus, outros vêem os muitos benefícios de alavancar a tecnologia de contabilidade distribuída noutras capacidades para aumentar o envolvimento através de uma cadeia de valor para promover a transparência e a rastreabilidade", conclui.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.