PME mantêm-se resilientes perante recessão económica

Dados de um novo estudo indicam que apesar de se vivenciar um período económico conturbado, as PME vão continuar a contribuir significativamente para a economia nacional e global nos próximos anos

PME mantêm-se resilientes perante recessão económica

Novos dados indicam que, apesar da recessão económica, as PME têm vindo a tornar-se cada vez mais resilientes e vão continuar a contribuir significativamente para a economia global e nacional nos próximos três anos. A conclusão é do "SMB Driving Economic Recovery", relatório desenvolvido pela Sage em conjunto com o The Centre for Economics and Busines Research (Cebr).

A análise debruça-se sobre o papel das PME na recuperação económica em oito mercados-chave – Alemanha, Canadá, Espanha, EUA, França, Irlanda, Portugal e Reino Unido –, recorrendo a dados desde 2005, com o objetivo de prever as tendências de crescimento entre 2022 e 2025. “Num contexto económico extremamente desafiante, quisemos quantificar a importância das PME para a recuperação das economias. Muito embora não subestimemos os desafios que estas empresas enfrentam atualmente, sabemos que estão indiscutivelmente mais bem posicionadas para se adaptarem à paisagem económica em mudança, e é encorajador ver o seu papel vital para impulsionar o crescimento a nível mundial”, afirma José Luis Martín Zabala, Managing Director da Sage Iberia.

O estudo revela que não há sinais de abrandamento neste setor, pelo que, até 2025, prevê que o número de PME aumente a nível anual em 1,7% em todos os países estudados. Em Portugal, a previsão é de que cresça em 22 mil entre 2022 e 2025, atingindo as 917 mil PME em 2025. 

A análise de mercado do Cebr sublinha também o papel vital das PME na recuperação económica após a crise financeira global de 2007-2009, projetando um trajeto semelhante no futuro. Em 2012, por exemplo, as PME dos países europeus analisados contribuíram com pelo menos 48% de toda a produção empresarial, um sinal claro da sua importância para uma recuperação económica mais ampla. Em Portugal, a contribuição das PME para a economia deverá atingir os 73 mil milhões de euros até 2025, representando 68,8% de todo o valor acrescentado bruto das empresas no país. 

Analisando as PME em vários países, fica claro que algumas economias tiveram mais sucesso do que outras, sendo a tecnologia um fator determinante para esse sucesso. Por exemplo, enquanto a Alemanha teve um desempenho de destaque durante o período pós-crise, com o crescimento sustentado no emprego e contribuição económica das PME, em Portugal, passaram algumas dificuldades no período após essa recessão económica, com o número de PME e de empregos a cair entre 2008-2013. Esta disparidade em relação à Alemanha parece fortemente ligada à digitalização, e dados da Eurostat mostram que Portugal está significativamente abaixo da média da UE neste âmbito. 

Ao examinar de perto os desenvolvimentos das PME por setor, o estudo concluiu ainda que os setores profissional, científico e técnico, em particular, obtiveram fortes ganhos com a digitalização e foram importantes para a recuperação na maioria dos mercados. Em Portugal, por exemplo, em 2015 foram criadas 17% das empresas do setor de TI (empresas envolvidas em programação de computadores, consultoria e produção de media).

Apesar de o crescimento projetado para as PME ser um sinal positivo, a concretização desta previsão requer um esforço coletivo entre governos e empresas de todas as dimensões. É fundamental aumentar os esforços para assegurar que cada PME conta com as melhores soluções digitais disponíveis, fácil acesso a financiamento, recursos e infraestruturas de classe mundial para permitir um futuro de sucesso. O crescimento das PME não acontecerá por osmose; elas precisam de apoio contínuo para assegurar a resiliência empresarial num período de crise económica”, acrescenta José Luis Martín Zabala. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.