O impacto da IoT na economia do mar

Hitachi Consulting vai apresentar o impacto da Internet of Things (IoT) na Economia do Mar. Os casos de sucesso serão apresentados a profissionais da marinha mercante numa conferência aberta ao público

O impacto da IoT na economia do mar

Da sustentabilidade do transporte marítimo à segurança das infraestruturas portuárias, a evolução tecnológica traz grandes benefícios à Economia do Mar e a Hitachi Consulting está a trabalhar em alguns projetos a nível europeu para o demonstrar.

Os casos de sucesso serão apresentados a profissionais da marinha mercante numa conferência aberta ao público promovida pela Alumni – Associação de Antigos Estudantes da Escola Náutica Infante D. Henrique com o apoio do Clube de Oficiais da Marinha Mercante, que irá decorrer na quarta-feira, dia 8, às 17 horas, no Auditório COMM, em Lisboa.

O transporte marítimo produz mais emissões do que a maioria dos países e as estimativas sugerem que um navio de carga produz as emissões equivalentes de 50 milhões de carros. À medida que a indústria cresce, também o acontece com estes níveis de emissões – espera-se que as emissões de óxidos de nitrogénio provenientes dos navios superem as produzidas por todas as fontes terrestres da UE na próxima década.

A Hitachi Consulting desenvolveu um projeto-piloto com a Stena Line, uma das maiores companhias de navegação da Europa, para usar Inteligência Artificial (IA) com o objetivo de melhorar a eficiência do combustível do navio. O modelo de IA que está a ser testado permite prever qual a forma mais económica de operar um determinado barco numa rota específica. Com a ajuda da IA, os capitães da Stena Line podem considerar diversas variáveis, como correntes, condições climáticas, águas pouco profundas e velocidade através da água, em várias combinações, o que seria impossível fazer manualmente. Após os testes iniciais, o objetivo da Stena Line é que toda a empresa seja assistida por IA em 2021.

“A Marinha é um dos setores onde a evolução tecnológica mais poderá ter impacto, dado o peso que estas embarcações de transporte têm na poluição ambiental face à relevância da sua existência. A missão da Hitachi Consulting é precisamente colocar a tecnologia à disposição da sociedade para melhorar a qualidade de vida da sociedade, pelo que este é um caso bastante relevante para nós”, explica Jorge Antunes, Diretor de Desenvolvimento do Negócio para a região EMEA da Hitachi Consulting.

A Internet of Things é uma tecnologia bastante relevante também para melhorar a eficiência nos portos. Ao ser aplicada na segurança das infraestruturas portuárias, permite à administração fazer uma melhor gestão do espaço portuário, detetar em tempo-real e reagir mais rapidamente a acidentes ou entradas não autorizadas, e prevenir perdas significativas.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.