Lisbon BI Forum: dados estão a impulsionar transformação digital

A Noesis organizou a segunda edição do Lisbon BI Forum e deu a conhecer algumas das direções que as empresas estão a tomar no que aos dados diz respeito, dados esses necessários para a transformação digital

Lisbon BI Forum: dados estão a impulsionar transformação digital

O Myriad Crystal Center, em Lisboa, recebeu a segunda edição do Lisbon BI Forum organizado pela Noesis. Nuno Pacheco, diretor de Business Intelligence da empresa, explicou que o objetivo deste fórum era ter um local onde os profissionais pudessem discutir ideias e conceitos novos que vão aparecendo à volta de temáticas como Inteligência Artificial ou robótica, entre outros.

Nuno Pacheco explicou, também, que “estamos a caminhar para uma convergência de soluções e conceitos”. Quer isto dizer que os conceitos já não estão apenas no papel, mas já começam a ser, também, uma realidade dentro das organizações.

Para a Noesis, é necessário recolher os dados através da modernização da arquitetura da empresa para tirar vantagem da abordagem de data lake que se ajusta rapidamente aos requisitos do negócio.

Tendo em conta que cada organização tem uma maturidade de dados diferente, a Noesis esforça-se para criar, treinar e implementar rapidamente modelos de machine learning que criam empresas mais inteligentes.

Por fim, as empresas precisam de implementar métodos para adquirir, gerir e utilizar a informação disponível para gerar insights no cliente.

No Lisbon BI Forum 2018, e para além de Nuno Pacheco, da Noesis, estiveram presentes no palco principal os oradores Ricardo Ramos e Renato Vieira, da Qlik, Zsuzsa Herczku e Filippo Lambiente da Cloudera e Gabriel Coimbra da IDC - que moderou uma mesa redonda com convidados da Trivalor, Vodafone, Global Media e DSPA. Durante a tarde, decorreram em sessões paralelas um workshop sobre QlikSense e uma apresentação direcionada ao negócio com os convidados Henrique Carreiro, da Nova IMS, e Rogério Silva, da Frulact.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.