Setor financeiro procura aumentar investimentos na cloud

Estudo demonstra que 43% das empresas do setor financeiro querem aumentar os investimentos na cloud durante este ano e caminham para um modelo de cloud híbrida

Setor financeiro procura aumentar investimentos na cloud

A Nutanix divulgou o relatório Enterprise Cloud Index para o setor financeiro, que demonstra os planos de adoção de cloud pública, privada e híbrida entre as empresas do setor. Os resultados evidenciam a transformação digital da indústria, com metade dos inquiridos (50%) a indicar que aumentaram os investimentos em cloud híbrida devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, e que 43% das empresas do setor pretende aumentar os investimentos em cloud privada ao longo de 2021.

No outlook da indústria com previsões a cinco anos, a cloud híbrida é o único modelo de TI que demonstra um crescimento positivo de 39%. Quanto à adoção da tecnologia cloud, 43% das empresas financeiras pretendem aumentar o seu investimento em cloud privada ao longo do próximo ano, valor que está 10% acima da média global (33%), permitindo compreender que a adoção da cloud privada é essencial na criação de uma infraestrutura híbrida.

Quanto ao uso da cloud pública, as preocupações relacionadas com a segurança, privacidade e compliance são identificadas pela maioria dos inquiridos (62%), demonstrando ainda que, embora a cloud pública tenha boas capacidades de suportar as infraestruturas de TI, a segurança de dados sensíveis é fundamental, levando as empresas a procurarem soluções alternativas.

Assim, o investimento em infraestruturas hiperconvergentes (HCI) é demonstrativo da confiança do setor na cloud privada, com quase 50% das empresas a afirmarem ter já implementado soluções HCI, ou que estão no processo de implementação, enquanto que 38% reportam que irão passar a essa fase nos próximos 12 a 24 meses. Este investimento está diretamente relacionado com o aumento da adoção de cloud privada, à medida que a HCI reduz o tempo de construção de infraestruturas software-defined  e escaláveis para suportar a cloud privada.

Por fim, o relatório identifica ainda que o setor terá de investir em talento para apoiar o crescimento esperado em ambientes de cloud híbrida, uma vez que mais de um terço dos inquiridos do setor financeiro (36%) afirmam que lhes faltam as competências necessárias para gerirem ambientes mistos entre as clouds pública e privada. No mesmo sentido, 34% afirma que não têm o conhecimento necessário em tecnologias nativas na cloud, incluindo Kubernetes, pelo que estas questões têm contribuído para dificuldades organizacionais no apoio total da cloud híbrida.

As empresas do setor financeiro têm, historicamente, explorado as ofertas de cloud pública quando começam a desmantelar datacenters tradicionais”, afirma Tapan Mehta, Diretor de Soluções de Marketing de Indústrias na Nutanix, acrescentando que “ainda assim, o crescimento das preocupações relacionadas com a privacidade dos dados e com o apertado compliance do setor, levam as empresas a olharem para a cloud privada. Este rápido crescimento da adoção de cloud privada serve de base para um modelo híbrido, que se espera que seja o modelo-norma do setor nos próximos anos”.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.