Reinvenção digital é fundamental para indústria seguradora

Estudo da Xpand IT focada na indústria seguradora conclui que é preciso reforçar a aposta no digital para que este setor possa crescer e ser mais resiliente

Reinvenção digital é fundamental para indústria seguradora

A Xpand IT lançou o estudo “Indústria Seguradora: What’s Next?” com foco numa das maiores e mais antigas indústrias do mundo. Uma das principais conclusões é que as seguradoras necessitam de reforçar ainda mais a aposta no digital para crescer e ser mais resilientes no futuro.

Após o período de pandemia será impossível voltar atrás. O relatório da Xpand IT aponta que o comportamento do consumidor foi bastante impactado, o que vai significar a necessidade de criar novos produtos e serviços, novos modelos de customer engagement e, acima de tudo, a construção de uma experiência envolvente. As seguradoras devem, por isso, construir uma experiência digital e física convincente, num contexto em que os agentes vão desempenhar um papel chave na jornada do consumidor, através de consultoria e aconselhamento.

Segundo o novo estudo, os principais desafios para a indústria seguradora passam por transformação digital, cibersegurança, blockchain e talento. As seguradoras precisam de modernizar as suas operações e reavaliar os seus sistemas, independentemente das tecnologias que utilizem, sem descurar o cuidado pela segurança cibernética, criando, para isso, uma infraestrutura digital robusta e ágil.

Já as principais tendências serão personalização, sustentabilidade, inteligência artificial e automação. A maioria dos consumidores espera agora encontrar experiências sem atritos em múltiplos canais e cada vez mais personalizadas às suas necessidades. Os consumidores estão, também, cada vez mais conscientes do seu impacto na crise climática e, como tal, podem privilegiar seguradoras que enderecem essas preocupações. As principais conclusões do estudo é de que as seguradoras têm uma oportunidade imperdível para se tornarem mais relevantes para os seus clientes, aproveitando sempre a tecnologia como facilitador de inovação.

A indústria seguradora foi particularmente impactada pela pandemia, mas o seu futuro é promissor. As seguradoras que reavaliarem os seus modelos de negócio e aproveitarem as suas capacidades digitais para construir experiências mais relevantes e genuínas para os clientes irão prosperar no futuro”, afirma Sérgio Viana, Partner & Digital Xperience Lead da Xpand IT. “Com este estudo, o objetivo é contribuirmos com mais informação sobre o atual contexto desta indústria e partilhar a nossa visão para o que poderá ser o futuro das Seguradoras, potenciado pela tecnologia”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 39 Setembro 2022

IT INSIGHT Nº 39 Setembro 2022

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.