Grandes tecnológicas enfrentam multas até 10% da faturação

A União Europeia revelou que as gigantes tecnológicas poderão enfrentar multas de até 10% da sua faturação anual por não cumprir as regras europeias no que diz respeito à proteção dos dados dos clientes

Grandes tecnológicas enfrentam multas até 10% da faturação

A pressão regulatória às grandes empresas de tecnologia continua depois de a União Europeia (UE) ter revelado oficialmente as suas propostas para regulamentações do mercado digital. O anúncio da UE revela que os gigantes da tecnologia podem ser multados até 10% da sua faturação anual por violar as novas regras da UE relativas à proteção de dados de clientes, bem como multas de 2% da sua faturação global por violar as regras de cibersegurança da UE.

As regras do Digital Services Act (DSA) e do Digital Market Act (DMA) visam, em particular, empresas “muito grandes”, como a Google, o Facebook ou a Amazon. A UE declarou que estas novas regras foram concebidas para “proteger melhor os consumidores e os seus direitos fundamentais online e conduzirão a mercados digitais mais justos e abertos para todos”.

As duas propostas têm um propósito: garantir que nós, como utilizadores, tenhamos acesso a uma ampla escolha de produtos e serviços seguros online”, explicou Margrethe Vestager, vice-presidente executiva, assim como “as empresas que operam na Europa possam livre e justamente competir online da mesma forma que o fazem offline. Este é um mundo. Devemos ser capazes de fazer as nossas compras com segurança e confiar nas notícias que lemos. Porque o que é ilegal offline é igualmente ilegal online”.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.