Estamos a entrar no novo mundo de "aplicações adaptáveis". Eis o que significa

As aplicações estão no centro do negócio da experiência digital. Sempre que interage com uma empresa online, seja através do seu site ou app, as aplicações que essas organizações projetam, constroem e operam são a cara para os seus clientes

Estamos a entrar no novo mundo de "aplicações adaptáveis". Eis o que significa

A F5 estará presente no IDC Directions 2020, onde os participantes podem partilhar conhecimento e ouvir a experiência de inúmeros especialistas entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro. No artigo seguinte, poderá ler mais sobre o tópico da F5, "Aplicações Adaptáveis".

Muitas empresas têm vastos portfólios de aplicações que permitem a conexão com os seus clientes, funcionários e parceiros. Por causa de fatores como custo, risco e conformidade, estas aplicações costumam ser uma mistura complicada de serviços e funcionalidades combinados com tecnologias tradicionais e modernas.

Os desafios em torno da segurança também são assustadores e parecem estar a piorar. Ao mesmo tempo, o custo de ataques sofisticados continuam a cair, mas o custo da defesa continua a aumentar.

Depois, há o desafio da visibilidade. Parte da entrega de uma experiência digital atraente é ser capaz de otimizar o desempenho de cada aplicação. Obter insights sobre como o tráfego da aplicação está a fluir - e onde e como ajustá-lo - requer visibilidade granular end-to-end. No entanto, a infraestrutura e os serviços de suporte a essas aplicações são complexos e isolados, portanto, muito poucas organizações desenvolveram esse recurso até mesmo para as suas aplicações mais críticas voltadas para o cliente.

Todas estas questões são ainda agravadas pela escala absoluta. Na era dos microsserviços e da computação distribuída, não é possível ficar no topo de um portfólio crescente de aplicações em expansão sem uma automação cada vez mais sofisticada.

Tempo para adaptar

A F5 acredita que um elemento importante desta automação mais sofisticada é permitir que as aplicações se adaptem. Assim como um organismo vivo, as aplicações adaptáveis crescem, encolhem, defendem-se e curam-se com base no ambiente em que estão e em como estão a ser utilizados. Isto aplica-se a organizações nascidas na cloud e nativas digitais, bem como a empresas estabelecidas com uma combinação complexa de arquiteturas tradicionais e modernas.

Na prática, como é que isto se parece? Os serviços de aplicações - o conjunto de recursos que ficam ao longo do caminho de dados da aplicação para fornecer aos utilizadores finais acesso seguro e confiável à lógica de negócios da aplicação - são importantes a esse respeito. Os serviços de aplicações incluem recursos que facilitam a entrega de aplicações, como servidores de aplicações, servidores da Web, controladores de entrada, balanceadores de carga, pesquisa de DNS e CDN. Um conjunto diferente de serviços de aplicações facilitam a segurança da aplicação, incluindo firewalls de aplicações da web (WAF), acesso seguro à aplicação, tecnologias anti-DDoS, tecnologias anti-bot e defesas contra fraude e abuso. Essencialmente, estes serviços de aplicações são a base para experiências digitais do cliente.

Cada um destes serviços de aplicações gera dados valiosos sobre o que está a acontecer com o tráfego da aplicação, como latência, direção e aplicação de políticas. A recolha desta telemetria cria a visibilidade granular necessária para então ser capaz de alterar os controlos e configurações para otimizar o desempenho e a segurança ao longo do caminho dos dados da aplicação.

Muitos destes recursos já estão em vigor, mas para dar o próximo grande passo em direção às aplicações adaptáveis, precisamos de colocar mais algumas em camadas, incluíndo uma camada de análise e automação que leva a telemetria proveniente dos serviços de aplicações e passa na configuração de volta. O machine learning e outras técnicas de IA podem permitir que o sistema aprenda com padrões de tráfego históricos ou semelhantes e forneça insights sobre exatamente o que está a acontecer, bem como o melhor caminho para a otimização.

Uma aplicação adaptável pode atuar nesta telemetria para aumentar, diminuir e ajustar o comportamento sob procura. As aplicações adaptáveis ​​também se podem defender e curar. Assim, se um mau ator tentar atacar ou cometer fraude na aplicação para roubar dados, dinheiro ou recompensas, a aplicação vai, através de IA,  aprender e aplicar esse conhecimento em toda a rede para bloquear novas tentativas desse ator ou atividades semelhantes de outros atores. No nível mais básico, é assim que o Shape Security funciona aualmente. Utilizando técnicas de IA, o Shape distingue o tráfego automatizado (bots) de humanos, bem como o tráfego malicioso  benigno. Com base nisso, a organização pode predefinir políticas para permitir que o Shape bloqueie automaticamente o tráfego malicioso ou facilite o acesso para clientes humanos.

Com base nos sistemas IA da Shape, a F5 é capaz de analisar a telemetria proveniente do seu vasto portfólio de tecnologias de caminho de dados - desde balanceadores de carga BIG-IP e soluções WAF a servidores da web NGINX e gateways de API para F5 Cloud Services e serviços geridos Silverline Aproveitando a telemetria destes componentes, podemos obter visibilidade granular de como o tráfego da aplicação está a fluir. Os padrões podem ser inferidos ao longo do tempo e os limites estabelecidos para detetar anomalias e sinalizar quando uma intervenção é necessária. Além de sinalizar uma aplicação ou serviço de aplicação específica para intervenção, também podemos solucionar alguns dos problemas para sugerir as prováveis ​​causas do problema.

Os operadores humanos podem então definir regras sobre como questões semelhantes devem ser tratadas. Desta forma, a aplicação adaptável não é apenas dimensionamento e proteção, mas também está a aprender e a melhorar com o tempo.

No momento, a norma geral é que estas coisas não acontecem automaticamente em ambientes híbridos ou multicloud. Uma grande quantidade de políticas e scripts implementados manualmente são necessários para estabelecer o que é adaptabilidade efetivamente codificada. A maioria das empresas opera num mundo  em que, se a experiência do cliente for má,  ouvem sobre isso primeiro através do Twitter e, em seguida, devem se esforçar para rastrear detalhes suficientes para restringir uma resolução. Este método de gestão de aplicações, esse processo estático em que a organização gere os seus recursos de maneira manual, não é dimensionado para atender às expectativas altíssimas de experiência do cliente que as empresas enfrentam hoje.

Num mundo de aplicações adaptáveis, os serviços de aplicações são escaláveis independentemente, dependendo da procura. Defendem-se e fornecem alertas para o sistema geral se estiverem a sofrer algum desafio. Unem-se numa experiência do utilizador final que é o mais adaptável possível, com a capacidade de configurar e orquestrar em diferentes tipos de experiências. Com o resultado final a ser uma experiência digital extraordinária para o utilizador final da aplicação.

Por meio dos investimentos existentes da F5, estamos no bom caminho para entregar esta visão aos clientes. Estamos a construir uma plataforma de serviços de aplicações que mudará fundamentalmente a maneira como as aplicações são entregues e protegidos - em última análise, ajudando os clientes a oferecer experiências digitais diferenciadas que se tornaram tão importantes para todas as organizações.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.