Forrester afirma que os líderes deverão investir na IA e nas suas próprias capacidades digitais, em vez de depender de prestadores de serviços
|
De acordo com os Guias de Planeamento para 2024 da Forrester, os líderes empresariais europeus preveem que os gastos com serviços atinjam uma média de 28% do seu orçamento digital no próximo ano. Para a Forrester, os líderes deverão optar por diminuir a sua dependência dos prestadores de serviços, apostando invés na Inteligência Artificial (IA) e nos seus próprios recursos digitais, de forma a potenciar um crescimento rápido e a acompanhar as expectativas dos clientes com a capacitação digital. “Os indicadores económicos europeus apontam para direções ambíguas, contraintuitivas e contraditórias, tornando difícil aos líderes empresariais planearem os seus investimentos orçamentais para o próximo ano”, afirma Laura Koetzle, vice-presidente e diretora de investigação do grupo da Forrester. “Apesar da contínua volatilidade económica, os líderes europeus que dão prioridade a investimentos que criam valor para o cliente, melhoram a eficiência e criam diferenciação irão ver ganhos significativos. Os Guias de Planeamento da Forrester fornecem orientação detalhada aos líderes empresariais sobre onde investir, se reformar e experimentar estrategicamente para crescer e ter sucesso no próximo ano”. Segundo os Guias da Forrester, as empresas devem aumentar o investimento nas estratégias e ferramentas assentes em IA que oferecem valor ao cliente de forma eficaz e eficiente, como o recurso a dados sintéticos para treinar TuringBots e modelos de IA para criar software de maior qualidade de forma mais rápida e económica. As estratégias de marketing devem acompanhar a mudança de práticas dos consumidores B2B e, por isso, até 2024, os líderes devem investir mais nas interações digitais no modelo B2B e rotas de autoserviço para o mercado. Desta forma, as empresas permitirão aos consumidores a compra de produtos através de websites, marketplaces e lojas de aplicações. Por outro lado, os Guias indicam que os líderes devem reavaliar a adição de novos ambientes e ferramentas de nuvem redundantes, assim como as parcerias estabelecidas com fornecedores de serviços digitais, que poderão não estar a ajudar a criação de soluções eficazes e centradas no cliente. Ambas as áreas, diz a Forrester, deverão sofrer uma diminuição de investimento no próximo ano. Os Guias de Planeamento da Forrester reforçam a importância de as empresas experimentarem com as capacidades avançadas da IA, particularmente os assistentes autónomos no local de trabalho (AWA), com vista a acelerar a produtividade e a inovação. Outra área de experimentação indicada para 2024 é a segurança de IA e machine learning para maximizar o potencial da IA generativa e criar barreiras de cibersegurança para mitigar riscos. |