Empresas europeias vão gastar 28% do orçamento digital em serviços

Forrester afirma que os líderes deverão investir na IA e nas suas próprias capacidades digitais, em vez de depender de prestadores de serviços

Empresas europeias vão gastar 28% do orçamento digital em serviços

De acordo com os Guias de Planeamento para 2024 da Forrester, os líderes empresariais europeus preveem que os gastos com serviços atinjam uma média de 28% do seu orçamento digital no próximo ano. Para a Forrester, os líderes deverão optar por diminuir a sua dependência dos prestadores de serviços, apostando invés na Inteligência Artificial (IA) e nos seus próprios recursos digitais, de forma a potenciar um crescimento rápido e a acompanhar as expectativas dos clientes com a capacitação digital.

“Os indicadores económicos europeus apontam para direções ambíguas, contraintuitivas e contraditórias, tornando difícil aos líderes empresariais planearem os seus investimentos orçamentais para o próximo ano”, afirma Laura Koetzle, vice-presidente e diretora de investigação do grupo da Forrester. “Apesar da contínua volatilidade económica, os líderes europeus que dão prioridade a investimentos que criam valor para o cliente, melhoram a eficiência e criam diferenciação irão ver ganhos significativos. Os Guias de Planeamento da Forrester fornecem orientação detalhada aos líderes empresariais sobre onde investir, se reformar e experimentar estrategicamente para crescer e ter sucesso no próximo ano”.

Segundo os Guias da Forrester, as empresas devem aumentar o investimento nas estratégias e ferramentas assentes em IA que oferecem valor ao cliente de forma eficaz e eficiente, como o recurso a dados sintéticos para treinar TuringBots e modelos de IA para criar software de maior qualidade de forma mais rápida e económica.

As estratégias de marketing devem acompanhar a mudança de práticas dos consumidores B2B e, por isso, até 2024, os líderes devem investir mais nas interações digitais no modelo B2B e rotas de autoserviço para o mercado. Desta forma, as empresas permitirão aos consumidores a compra de produtos através de websites, marketplaces e lojas de aplicações.

Por outro lado, os Guias indicam que os líderes devem reavaliar a adição de novos ambientes e ferramentas de nuvem redundantes, assim como as parcerias estabelecidas com fornecedores de serviços digitais, que poderão não estar a ajudar a criação de soluções eficazes e centradas no cliente. Ambas as áreas, diz a Forrester, deverão sofrer uma diminuição de investimento no próximo ano. 

Os Guias de Planeamento da Forrester reforçam a importância de as empresas experimentarem com as capacidades avançadas da IA, particularmente os assistentes autónomos no local de trabalho (AWA), com vista a acelerar a produtividade e a inovação. Outra área de experimentação indicada para 2024 é a segurança de IA e machine learning para maximizar o potencial da IA generativa e criar barreiras de cibersegurança para mitigar riscos.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.