Branded Content

A utilização de serviços XaaS

“Tudo como um serviço” (XaaS) é um termo usado pare se referir genericamente à entrega de qualquer serviço de IT utilizando recursos em cloud

A utilização de serviços XaaS

Como sabemos, utilizar serviços no formato XaaS oferece ganhos significativos de custos e eficiência para organizações de qualquer dimensão. Seja software como serviço (SaaS), plataforma como serviço (PaaS), infraestrutura como serviço (IaaS) ou as últimas tendências em Container- -as-a-Service (CaaS) e Função como um Serviço (FaaS), a Cloud continua a evoluir e fornecer às organizações a agilidade que precisam.

O aumento da utilização de serviços baseados em plataformas cloud levou ao aparecimento de uma nova geração de vulnerabilidades de segurança e amplificou as já existentes.

Quando uma organização decide migrar os seus negócios para a cloud, tem também de estar capacitada para assumir novas responsabilidades, desenvolver e adaptar os seus processos e procedimentos, de modo a combater ameaças diferentes e desconhecidas.

Os modelos XaaS oferecem uma gama cada vez maior de soluções adaptadas aos negócios da empresa.

Dependendo do modelo escolhido, a responsabilidade partilhada pela segurança de e na cloud irá variar. Num modelo de IT tradicional, a segurança está na esfera de responsabilidade da empresa, enquanto num modelo de SaaS somente o acesso do utilizador e os dados são preocupação da empresa.

A segurança na cloud é baseada num modelo de responsabilidade partilhada. Dependendo dos serviços XaaS utilizados, enquanto o fornecedor de serviços de Cloud tem responsabilidades da segurança da infraestrutura, da rede física e, muitas vezes, também do sistema operativo e até das aplicações, é responsabilidade da empresa gerir outros elementos de tais acessos, a identidade dos utilizadores e segurança dos dados.

Proteger-se das ameaças

Proteger os serviços na cloud é complexo; na maioria dos casos a utilização de todos os serviços baseados na cloud não é solução. Contudo uma estratégia de cloud híbrida, especialmente em ambientes de múltiplos fornecedores de serviços, oferece segurança abrangente, flexibilidade, rentabilidade e estimular a inovação.

Enquanto os principais fornecedores de serviços são especialistas em garantir a segurança dentro do seu perímetro, a segurança dentro da cloud é responsabilidade das empresas que as utiliza. As empresas precisam de adaptar a sua organização para a nova realidade de segurança, políticas, processos e controlos.

Os controlos de segurança nativos dos fornecedores de Cloud são úteis, mas têm um alcance limitado. Não podem proteger contra os riscos colocados pelos funcionários das empresas que usam a infraestrutura em Cloud. Não gerem a segurança dos servidores e da infraestrutura privada das empresas, que muitas vezes está conectada ao landscape de IT das empresas.

Uma arquitetura de cloud híbrida segura pode fornecer a uma empresa proteção mais efetiva do que a existente para a sua infraestrutura local.

Como a Atos pode ajudar

Uma abordagem automatizada, removendo o potencial de erro humano, é fundamental para gerir uma mudança desde que os processos certos e as tecnologias estejam implementadas.

A Atos construiu uma plataforma de gestão de cloud híbrida para os novos ecossistemas complexos XaaS, adicionando automação e uma camada de controlo de segurança que abrange não só os sistemas em Cloud Multiprovider mas também os ambientes tradicionais.

Trabalhando com todos os principais fornecedores de serviços de Cloud, adicionamos uma camada ”end-to-end” de controlo e de segurança que abrange todos os ambientes de Cloud, bem e a infraestrutura local. A Atos é membro da Cloud Security Alliance (CSA), a organização líder mundial dedicada à definição de padrões, certificações e melhores práticas.

Implementando as nossas próprias tecnologias de automação de processos, na Gestão de identidade, Acesso e Criptografia, cooperamos ativamente com empresas de líderes na segurança. A nossa abordagem é adaptar as nossas soluções às necessidades específicas dos clientes. Se quer aumentar a visibilidade do “Shadow IT”, cumprir com o RGPD, aprimorar a segurança dos seus dados ou prevenir novas ameaças, temos os serviços e as soluções de que necessita. Atos é o fornecedor Europeu lider de segurança. Os nossos clientes desfrutam de todos os benefícios da nossa rede global de 14 centros de operações de segurança (SOC), das melhores tecnologias de segurança de Cloud e de parcerias com os principais fornecedores.

A Atos é o parceiro de confiança para proteger as operações de infraestrutura tradicional e de Cloud privada. Ajudamos a investir no controlo e sistemas certos, de forma rápida e eficaz, projetando, construindo e operando a segurança “end-to-end” em toda a organização.

 

Branded Content co-produzido pela MediaNext para a Atos.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.