SAS debate indústria 4.0

Foi dia 5 de dezembro, na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa, que teve lugar o evento organizado pelo SAS Portugal em parceria com a CGI, HP e Intel, sob o mote “Indústrias mais Inteligentes com IoT”

SAS debate indústria 4.0

Este evento teve como enfoque os principais impactos da Indústria 4.0 e na digitalização de processos aplicada à indústria, tendo em conta as novas capacidades de sensorização para a recolha de dados, analítica avançada dos dados recolhidos e a atuação sobre os diversos componentes da linha de produção.

Pedro Chaves, Business Developer do SAS, deu as boas vindas a todos os presentes e falou sobre a forma como o SAS ajuda os seus clientes a alcançar valor num mundo conectado e como através da analítica se consegue automatizar processos nas unidades fabris.

José Carlos Caldeira, Administrador do INESC TEC, falou sobre tendências e linhas estratégicas para o futuro da indústria, referindo a necessidade que há no setor industrial europeu de investir mais na liderança de áreas chave como a digitalização, eficiência de recursos sustentáveis, novos modelos de negócio, processos e sistemas. Desafios e benefícios da Indústria 4.0 - maior visibilidade, transparência, previsão e capacidade de adaptação - casos concretos de Smart Factories, Digital Twins, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e Robótica Avançada, foi assim que ficou claro o caminho a trilhar para a “Verdadeira Indústria 4.0”.

Seguiu-se a Mesa Redonda com a participação de Ricardo Pires Silva, Director Executivo do SAS Portugal, José Pratas, Head of Comunications, Manufacturing and Transport da CGI Portugal e Carlos Leite, Director Geral da HPE Portugal que abordaram o papel e estratégia da IoT para a Indústria e como poderão as empresas, com este tipo de ferramentas, ganhar em termos de eficiência e redução de custos.

Houve também uma área de Demos live, com um caso prático de uma fábrica de chocolates, outra de manutenção preventiva e também de previsão de vendas.

Um evento que contou com o contributo de vários oradores que, sob diferentes perspetivas, demonstraram como as Indústrias podem ganhar com a IoT, sendo ultrapassáveis os inúmeros desafios que há pela frente.   

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.