Presidência da República aposta na sua cibersegurança

A prioridade dos investimentos do Palácio de Belém este ano foram para a cibersegurança. O atual presidente não quer passar pelos mesmos problemas que levaram o seu antecessor a comunicar ao país que estava a ser ciberespiado

Presidência da República aposta na sua cibersegurança

 

Investimentos na área do IT, nomeadamente com a cibersegurança, estão no topo das prioridades da Presidência da Republica, liderando a lista de compras por ajuste direto efetuadas pelo Palácio de Belém no consulado do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa.

Segundo o site Observador, o ajuste direto até agora mais relevante  sob a presidência de Marcelo Rebelo de Sousa foi na área da cibersegurança, tendo contratado os serviços da empresa portuguesa especializada em segurança e compliance Layer8, por 55.732,24 euros.

A Presidência explica que o “- procedimento correspondeu à aquisição de software e de serviços de manutenção de hardware da solução de segurança dos sistemas de informação da Presidência da República que é da Check Point
Trata-se possivélmente da atualização da firewall  protege a intranet de Belém.

No passado, as falhas de segurança informática em Belém foram tão graves que o anterior Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva, chegou a falar delas numa comunicação televisiva ao país. 
Nunca foi provado quem na verdade espiava o presidente, mas existiram acusações que era o próprio Governo da Republica, na altura presidido por José Sócrates, o que levou mesmo a demissão do assessor de Belém, Fernando Lima, que recentemente lançou o livro "Na Sombra da Presidência" ( Porto Editora) onde reafirma a sua tese.

Ainda antes do “caso das escutas”, foi criada na Presidência em junho de 2009 a Direção de Serviços de Informática, tendo sido dada desde então muita importância à segurança informática no Palácio de Belém.

O tema da segurança informática de dirigentes mundiais esteve em foco nos finais de 2013, na decorrência do caso Snowden / NSA,  levando tanto a  Chancelaria Alemã como a Presidência Francesa a afirmar que também estavam a ser espiados, pelo menos pelo aliado norte-americano.

Ainda de acordo com a notícia publicada pelo Observador, houve mais dois ajustes na área do IT: um para compra de computadores portáteis e outro de software. No caso de software trata-se da aquisição de 33 licenças de Adobe Acrobat Pro DC à empresa ITEN Solutions por 5.251,29 euros, de forma a que os computadores da Presidência possam abrir e editar documentos em PDFs.


Um dia após a chegada de Marcelo, a 16 de Março, houve também uma compra no valor de 5.049,34 euros à empresa GMS para a aquisição de computadores portáteis.
 


Noticia parcialmente editada  com informações do site Observador

 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.