Kaspersky Lab lança plataforma para ajudar empresas a preparar-se para a chegada do RGPD

A um ano da chegada do novo RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados) à vida das empresas da UE, a Kaspersky lança um hub online para ajudar a reforçar a proteção dos dados e do negócio

Kaspersky Lab lança plataforma para ajudar empresas a preparar-se para a chegada do RGPD

O hub online da Kaspersky Lab pretende ajudar as empresas a reforçar a proteção dos seus dados e a consequente prosperidade dos negócios. Sendo uma ferramenta de avaliação que ajuda a medir o grau de preparação das empresas para o GDPR, o hub oferece ainda um conjunto de recursos e sugestões práticas para ter em conta neste período de adaptação à regulamentação.


Apesar do deadline e das obrigações com as quais as empresas têm de lidar para fortalecerem as práticas de proteção de dados, no que diz respeito a armazenamento e processamento de dados pessoais – e às severas sanções[1] financeiras pelo não cumprimento –, uma nova investigação conduzida pela Kaspersky Lab descobriu que um em cada cinco (20%) dos decision makers continua a não estar consciente das implicações do GDPR.
 
Se por um lado as equipas jurídicas e de segurança da informação (e aqueles que têm cargos executivos) já terão em curso uma fotografia mais geral de resposta ao GDPR, aqueles que estão na linha da frente do tratamento de dados noutras áreas da empresa podem não estar tão preparados ou até nem entenderem o que é que se espera deles nestas circunstâncias. A plataforma online está desenhada para tornar as responsabilidades das empresas e dos indivíduos mais claras: por exemplo, através de um vídeo animado, de um diagrama interativo e de um estudo focado no impacto do GDPR em departamentos chave na organização.
 
Para aquelas empresas que não têm estado preocupadas com estas questões ou, por outro lado, para quem já têm um longo percurso lado a lado com o GDPR, existe agora uma ferramenta online que lhes coloca uma série de questões para avaliar a atual proteção dos seus dados na organização e que oferece importantes recomendações sobre como incluir mudanças essenciais que os vão afetar.
 
“O GDPR é o tema do momento devido a uma crescente ansiedade acerca das potenciais sanções e do deadline, que está cada vez mais próximo. Mas apesar de toda esta conversação em redor do tema, as empresas ainda não estão a fazer o suficiente para garantir práticas de proteção de dados em todos os seus departamentos – em linha com as obrigações que têm. Para além do trabalho que está a ser feito com especialistas de consultoria legal e de negócio, é importante não esquecer aqueles que lidam com dados no dia-a-dia”, comenta Alfonso Ramírez, diretor-geral da Kaspersky Lab Iberia.  
 
“Com a segurança e proteção de dados como tema central para as empresas, acreditamos que é nossa responsabilidade ajudar os negócios e os colaboradores individualmente a perceber o que é que significa uma boa proteção de dados e por que é que isso é bom para as organizações. Queremos encorajá-los a pensar na proteção de dados não só como uma obrigação mas como um passo para o sucesso a longo prazo e para o bem-estar da empresa”, acrescenta Alfonso Ramírez.
 

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