Dona da Ana Aeroportos perde 6 mil milhões em segundos

A Vinci SA perdeu 18% em bolsa nos minutos após um ataque informático lançar um falso comunicado da demissão do seu diretor financeiro por suspeita de fraude.

Dona da Ana Aeroportos perde 6 mil milhões em segundos

O preço de um ataque é muitas vezes difícil de quantificar, mas não foi esse o caso da Vinci SA, que esta terça-feira chegou a perder 18% em bolsa, mais de 6 mil milhões de euros, por um ataque informático.

A Vinci, construtura e concessionária francesa que detém, entre muitas outras, a Ana Aeroportos, e que adquiriu no mês de outubro a portuguesa Novabase IMS, foi vítima de um falso comunicado, que levou a que as suas ações caíssem em poucos minutos. Um ataque informático permitiu o lançamento dessa falsa comunicação.

Não foram revelados detalhes, mas aparentemente os piratas conseguiram utilizar o mesmo sistema de comunicação com o qual a Vinci comunica com os seus acionistas e com o mercado para produzir um falso comunicado.
Esse falso comunicado foi imediatamente retransmitido pelas agências de informação financeira, nomeadamente pelos "flash" da Bloomberg, que são visionados automaticamente nas consolas que os traders utilizam em todo o mundo para acompanhar os valores das ações.

As acções da Vinci caíram 18% numa questão de minutos após o lançamento do falso comunicado.

Este falso comunicado teve consequências imediatas, na bolsa, que as cotações da empresa afundassem de forma instantânea. A Vinci foi rápida a reagir junto das agências noticiosas, como a Bloomberg, e as ações recuperaram parcialmente.

É natural que o regulador da bolsa vá agora investigar se alguém lucrou massivamente com a recuperação das ações após a sua queda. Esta recuperação não foi até ao momento total, e o saldo intra-day é de -2,8%.

Este conteúdo falso afirmava que a empresa francesa tinha demitido o seu diretor financeiro, Christian Labeyrie, por alegadas irregularidades nas contas da Vinci. Ainda antes de a empresa se pronunciar, já as ações haviam caído 18% em poucos minutos.

“Fomos pirateados”, afirmou Paul-Alexis Bouquet, porta-voz da empresa esta terça-feira. Ainda não se sabe de quem foi a autoria do ataque mas a Vinci já anunciou que vai avançar com uma queixa sobre o incidente, de acordo com a Bloomberg.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.