Modernização, Automatização, Transformação

Modernização, Automatização, Transformação

O alinhamento dos serviços de TIC com as organizações e negócios surge cada vez mais como o principal objectivo na relação entre estes dois mundos. Para que tal seja possível é fundamental tirar o máximo proveito não só das arquiteturas e tecnologias, mas sobretudo e cada vez mais das pessoas.

É do conhecimento geral  que o nosso país necessita de muitos mais recursos humanos com competências nas áreas de TIC. No entanto a maioria das organizações tem a noção que existe uma percentagem significativa de horas de trabalho “desperdiçadas”, sobretudo em tarefas repetitivas e de pouco valor acrescentado.

Para melhor ajustar os recursos humanos e tecnológicos à exigente realidade que todas as organizações têm que enfrentar diariamente, é crucial Transformar os processos e aproveitar melhor os recursos existentes. Fazer o mesmo que se tem vindo a fazer há longos anos para resolver problemas novos, não é claramente a solução. Nem em termos operacionais, nem considerando os aspetos financeiros.

Para garantir que os recursos disponíveis são aproveitados de forma eficiente e coordenados com os objectivos da organização, é necessário garantir a implementação de soluções de automatismo das TIC. Para que assim as funções mais comuns e repetitivas passem a ser realizadas de forma autónoma, muitas vezes a pedido dos próprios utilizadores. Por exemplo, adicionar mais capacidade de armazenamento a um servidor ou criar uma nova máquina virtual.

Sendo este tipo de Automatização tipicamente associado às soluções residentes na cloud pública, não devemos limitar a discussão a este cenário. Hoje em dia é perfeitamente possível obter o mesmo tipo de benefícios a partir de uma solução gerida pela própria organização, a chamada Cloud Privada. Desta forma é possível tirar proveito de todas as vantagens associadas ao automatismo – maior dinâmica e redução de esforço operacionais, redução de custos - não perdendo o controle sobre as operações, dados ou processos.

Para suportar os dois níveis previamente mencionados, Transformação de Processos/Pessoas e Automatização de Tarefas, é fundamental repensar algumas das bases, dos pilares tecnológicos, que ao longo das ultimas décadas têm suportado os sistemas de informação. É necessário aplicar algumas das mais recentes tecnologias e arquiteturas de TIC para garantir a Modernização das infraestruturas e, consequentemente, apoiar a Transformação e Automatização.

Nesse sentido deverão ser consideradas como prioritárias quatro áreas fundamentais.

  1. O ano de 2016 é considerado chave para o inicio da adopção massiva da  tecnologia Flash (Solid State Drives). Com soluções de armazenamento baseados em Flash (parcial ou totalmente) é possível reduzir custos, melhorar o rendimento das aplicações, retirar mais proveito de funcionalidades avançadas de replicação local e garantir o máximo de disponibilidade.
  2. Outro aspecto a considerar é a possibilidade das soluções de TIC, considerando redes, armazenamento, processamento, gestão ou segurança, compreenderem o universo da Cloud e assegurarem a integração com este modelo de implementação. Sobretudo para garantir a conversação entre a Cloud Privada e Pública, criando uma arquitetura verdadeiramente híbrida. Possibilitando, por exemplo, a transferência de aplicações entre os dois tipos de clouds ou a transferência automática de dados do datacenter da organização para um cloud pública, dependendo de um conjunto de regras e automatismos.

  3. O terceiro pilar, fundamental neste processo de modernização é conhecido como SW-Defined. Por outras palavras a criação de uma nível de abstração entre o SW e o HW, para que seja possível executar funcionalidade de SW independentemente do tipo de HW subjacente. Nenhuma outra tecnologia possibilita uma dinâmica tão grande a nível  de aprovisionamento como a potenciada por SW-defined, que permite suportar adequadamente os cada vez mais elevados requisitos das organizações, podendo tirar proveito de plataformas físicas de custo reduzido.

  4. Finalmente é de destacar a cada vez mais rápida adoção de soluções Scale-Out, ou por outras palavras, soluções de armazenamento, redes ou processamento que podem nascer com uma dimensão pequena, mas que podem crescer de forma a que os recursos sejam disponibilizados equilibradamente e conforme vão sendo necessários. Desta forma evita-se a criação de pontos de engarrafamento ou investimentos iniciais elevados, características típicas dos sistemas desenhados com base em realidades passadas e em arquiteturas onde os vários elementos interagem de forma desequilibrada.

    Modernizar, Automatizar, Transformar:  três passos essenciais para optimizar as TIC  e assegurar o suporte a novos desafios, tais como Big Data, Internet of Things, Cloud Computing, In-memory Computing, entre outros.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.