A segurança e a adoção de cloud nas organizações

Com a cada vez maior adoção de ambientes em cloud, é importante apostar na segurança das clouds públicas das organizações

A segurança e a adoção de cloud nas organizações

Um estudo recente da Cloud Security Alliance revela que mais de 50% das organizações estão a executar mais de 40% das suas cargas de trabalho em clouds públicas.

Existem grandes preocupações sobre a adoção de clouds entre organizações como a segurança da rede, a falta de experiência em cloud, a migração de cargas de trabalho para a cloud e pessoal insuficiente para gerir ambientes em cloud.

O estudo refere que 79% dos inquiridos tiveram problemas com colaboradores, demonstrando que as empresas têm dificuldade em gerir implementações de cloud com uma força de trabalho remota.

Existiu pelo menos um incidente de segurança na cloud no ano passado devido principalmente a problemas com fornecedores de cloud, configurações de segurança incorretas e ataques como vulnerabilidades de negação de serviço.

24% dos inquiridos afirmam que após os incidentes esperaram até três horas para restaurar as operações, enquanto 26% disseram que demoraram cerca de meio dia.

O relatório refere ainda que 52% dos inquiridos utilizaram ferramentas nativas em cloud para gerir a cibersegurança, enquanto 50% utilizaram ferramentas de gestão de configuração e orquestração. Apenas 29% revelaram que estavam a usar processos manuais para a sua segurança na cloud e 35% têm uma equipa de SecOps que gere a sua segurança.

Com a evolução dos ambientes em cloud, é fundamental que as organizações utilizem ferramentas complementares de segurança da informação para melhorar a sua segurança na cloud pública.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.