Dados para o passado, dados para o futuro

Start

Dados para o passado, dados para o futuro

Há uma mudança de natureza estrutural na forma como os dados são encarados nas organizações, mudança essa que é pouco falada e ainda menos entendida. É que tem que ver com os dados e o tempo a que se referem

É certo que os dados se referem sempre ao passado e muito rara e dificilmente ao presente imediato, dada a dificuldade de os processar com suficiente rapidez. Mas enquanto até há pouco tempo, os dados eram usados maioritariamente para analisar o passado, está, em muitas organizações, a dar-se uma inversão: os dados são usados cada vez mais, de forma mais sistemática, para prever o futuro. Não terá que ser o futuro distante: apenas o próximo, aquele que está a minutos, horas ou dias do momento presente. Pode ser algo aparentemente tão simples como a hora a que é feita uma entrega, ou bastante mais complexo como a otimização de stocks de uma linha de produção. Ainda há poucos dias, a Quantum Scape, uma empresa que está a desenvolver a próxima geração de baterias para automóveis, anunciou estar a fazê- lo com recurso a plataformas e tecnologias da Landing AI, uma empresa especializada em aplicação de inteligência artificial a ambientes industriais.

Há outras, inúmeras, aplicações a decorrerem neste momento, em que os dados e as plataformas e tecnologias que sobre eles atuam estão a ser usados diretamente na criação de produtos de enorme impacto potencial. Claro que a esta mudança na perspetiva de uso, devem correspondem inúmeras outras mudanças e definições claras: quem os guarda, quem os atualiza, quais os critérios de qualidade a que devem obedecer, como deve ser o respetivo ciclo de vida. Muitas empresas e organizações estão ainda longe de tal pensamento estratégico. Mas não podem: o futuro é demasiado importante para ser deixado exclusivamente ao acaso.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.