Organizações apostam em relatórios baseados em cloud para acelerar digitalização

As empresas estão a recorrer cada vez mais a soluções de report baseados na cloud. Estes serviços permitem à organização dispor de informações atualizadas a partir de qualquer local, facilitando o desenvolvimento de documentação consolidada de forma eficiente e colaborativa

Organizações apostam em relatórios baseados em cloud para acelerar digitalização

É essencial que as organizações disponham de relatórios completos, precisos e acessíveis de forma rápida e fácil. Para tal, cada vez mais empresas estão a recorrer a soluções de report baseadas na cloud, facilitando-lhes a unificação de informação de diferentes departamentos e a produzir relatórios consolidados e colaborativos que reflitam com maior precisão a situação.

Num recente recente publicado pela Frost & Sullivan, realizado em colaboração com a empresa especializada Workiva, os especialistas destacam como o mercado de soluções de report baseadas na cloud está a aumentar. Isto porque as empresas consideram estas soluções um importante apoio à transformação digital, uma vez que esta informação pode auxiliar na aceleração da tomada de decisões, fornecendo dados de negócio-chave, para melhorar as operações internas e de conformidade.  

Os líderes desta pesquisa sublinham que as plataformas de report conectadas permitem ligar números e narrativas entre as diferentes equipas da organização, proporcionando uma visão abrangente da empresa. Isto é evidenciado por uma grande maioria das 400 empresas que participaram neste inquérito, das quais 44% já utilizam soluções de report baseadas na cloud. E outros 38% têm nos seus planos adotar tais plataformas nos próximos dois anos.

Além disso, a investigação destaca como os processos de negócio estão a ser remodelados pela utilização do Software como serviço (SaaS) em diferentes áreas, incluindo o desenvolvimento de relatórios ambientais, sociais e de governação (ESG).

Para John Davies, Consultor Sénior da Frost & Sullivan, "as soluções de report baseadas na cloud equipam as empresas para uma maior transformação digital, conectando pontos entre plataformas de negócios e programas, números e narrativas, e facilitando relatórios consolidados e colaborativos em benefício de todos. Além disso, estas plataformas são fáceis de implementar e intuitivas de usar".

Uma das principais razões pelas quais as empresas inquiridas adotaram soluções de report baseadas na cloud é a oportunidade de dar aos investidores e ao público uma maior visibilidade na sua gestão das questões do ESG. Outros benefícios destas soluções são o facto de facilitarem o cumprimento de regulamentos que exigem informações financeiras e não financeiras claras e comparáveis. E os inquiridos destacam também a melhoria da eficiência no processo de report, que permite ciclos de monitorização mais curtos e menor custo.

Na opinião de Davies, "uma abordagem colaborativa ativada pela cloud unifica as pessoas e os processos, libertando os colaboradores das tarefas de entrar, verificar e formatar dados, permitindo-lhes concentrarem-se em questões estratégicas que melhorem o desempenho do negócio, em vez de apenas reportarem sobre eles".

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.