Europeus não confiam na utilização de dados em tecnologias inteligentes

De acordo com um estudo recente da Western Digital, embora a Europa esteja avançada na adoção de tecnologia inteligente, apenas um em cada cinco utilizadores compreendem o seu funcionamento

Europeus não confiam na utilização de dados em tecnologias inteligentes

Os europeus tornaram-se pioneiros a utilizar tecnologias inteligentes, o que levou a uma rápida adoção de dispositivos pessoais com capacidades inteligentes. Esta categoria de tecnologia Smart continuará a expandir-se na região europeia, mas a um ritmo mais rápido do que a expansão do conhecimento dos utilizadores, o que está a criar uma grande divisão digital neste campo.

O fornecedor de soluções de armazenamento Western Digital desenvolveu um estudo para saber mais sobre este fenómeno, onde entrevistou mais de 6.000 consumidores e procurou perceber a sua familiaridade com a tecnologia inteligente e o seu conhecimento real sobre como funciona e como são utilizados os seus dados.

Esta investigação mostrou que, em termos gerais, os consumidores estão muito familiarizados com este tipo de tecnologia e as suas capacidades, tanto em casa como em outros ambientes, mas ainda têm uma compreensão geral muito baixa de como funciona e um em cada cinco entrevistados não confia nas organizações para manter os seus dados seguros.

A Western Digital recomenda, por isso, aos fornecedores destas tecnologias que, se pretendem aumentar a taxa de adoção e capitalizar os juros dos utilizadores, devem esforçar-se por educar os consumidores sobre a forma como armazenam os dados e como os protegem.

O potencial é enorme, uma vez que esta investigação revela que 90% dos consumidores estão à espera de pelo menos uma próxima geração de soluções tecnológicas inteligentes. As mais valorizadas na casa digital são as câmaras de segurança doméstica, como 36% dos inquiridos apontam, serviços de streaming de entretenimento (35%) e comandos de iluminação/aquecimento (35%).

Entretanto, em termos do ecossistema das cidades inteligentes, as tecnologias mais valorizadas pelos consumidores são os pontos de carregamento de veículos elétricos (39%), os automóveis autónomos (38%) e câmaras de vigilância de segurança (37%).

52% dos inquiridos consideram necessário implementar estes sistemas de vigilância para garantir a segurança e 40% para prevenir os níveis de criminalidade. Fora das cidades, nas estradas, estas tecnologias são vistas em 46% como um meio fundamental de manutenção da segurança rodoviária e 28% para a redução da criminalidade.

Como explicam os especialistas do Digital Ocidental, o processamento e a proteção de dados são factores-chave para o sucesso destas tecnologias, e é vital cumprir as normas atuais da Europa. Além disso, como explica Davide Villa, diretor de desenvolvimento de negócios da EMEA na Western Digital, "um dos maiores desafios de armazenamento de câmaras de segurança é o facto de estarem sempre ligados e conectados. Por isso, a tecnologia de armazenamento precisa de ser capaz de o acompanhar, oferecendo transferências de dados fiáveis, alto desempenho e poderosas velocidades de escrita para garantir que o vídeo de alta qualidade seja capturado e analisado".

Neste sentido, o estudo da WD revela que há muito pouco conhecimento geral sobre como o armazenamento de dados funciona para essas tecnologias, e em parte porque ainda não foi suficientemente alargado na sua utilização. Assim, embora 83% dos inquiridos em toda a Europa e Médio Oriente sejam considerados familiarizados com a tecnologia inteligente em casa e 81% também no ambiente smart city, apenas 35% usam a smart technlogy em casa, e apenas 31% tiveram contacto com eles em cidades inteligentes.

Para a WD, a raiz do problema é a relutância que os utilizadores sentem sobre o conhecimento de como os dados são capturados, armazenados e protegidos. Isto faz com que os consumidores tenham uma série de prioridades altamente alinhadas para a gestão e armazenamento de dados. 

Davide Villa explica ainda que "os próximos anos serão muito interessantes para os fornecedores de tecnologia inteligente. O mercado está a crescer e os consumidores estão entusiasmados com o que está por vir, mas a falta de conhecimento sobre as infraestruturas de tecnologia inteligente ameaça este progresso e os seus benefícios. O armazenamento local e a encriptação podem desempenhar um papel fundamental na redução da lacuna de conhecimento".

"A educação dos clientes e utilizadores nesta área será essencial e a implementação de infraestruturas e tecnologias de armazenamento adequadas ajudará os consumidores a sentirem-se mais confiantes na utilização destas novas tecnologias e a eliminar dúvidas", conclui. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.