CTT investem na mobilidade com três novas apps

A oferta low-code da OutSystems está na base das novas aplicações móveis dos CTT, CTT E-Segue e Via CTT, desenvolvidas pela Askblue.

CTT investem na mobilidade com três novas apps

A tecnologia da OutSystems, empresa especializada no desenvolvimento e oferta de plataformas low-code que permitem um rápido desenvolvimento de aplicações empresariais, está na base do desenvolvimento das mais recentes aplicações móveis da empresa portuguesa de correios: CTT, CTT E-Segue e Via CTT. Estas aplicações foram desenvolvidas pela Askblue, consultora vocacionada para o desenvolvimento de projetos e com fortes competências em tecnologias de informação.

A aplicação móvel CTT dispõe diversos serviços para os clientes da empresa de correios portuguesa. Qualquer utilizador pode consultar mapas para localizar as lojas e postos CTT, pesquisar códigos postais, acompanhar encomendas postais, e solicitar pedidos ‘SIGA’ para reencaminhar o correio. A aplicação permite também consultar os valores em dívida relativos a portagens SCUT e obter referências multibanco para proceder ao seu pagamento. Finalmente, permite ainda a personalização de selos e postais utilizando fotografias disponíveis no telemóvel e nas redes sociais (Facebook e Instagram) e comprar bilhetes para espetáculos.

Por sua vez, a App CTT E-Segue oferece a possibilidade de seguir, alterar e enviar encomendas a partir de um smartphone ou tablet. O envio de encomendas pode ser solicitado a qualquer hora e em qualquer lugar, sendo o pagamento efetuado na própria aplicação. O utilizador pode ainda receber notificações no telemóvel relativas a alterações do estado das suas encomendas. Um simples clique na notificação permite consultar todo o histórico da encomenda.

Já a Via CTT é uma caixa postal eletrónica que permite a receber o correio em formato digital e que pode ser consultada a partir do smartphone.

“Este é um projeto que mostra como a plataforma OutSystems está a ajudar as empresas a abraçar a transformação digital. Neste caso, uma empresa centenária, como são os CTT e que muito nos orgulha colaborar na inovação que está a espelhar para os seus parceiros e clientes. Ao longo dos últimos dois anos temos vindo a reforçar a nossa oferta mobile, por isso é com muito entusiasmo que olhamos para este projeto desenvolvido em parceria com a Askblue. É mais um exemplo de sucesso das capacidades móveis avançadas que a nossa plataforma low-code oferece”, comentou Inês Marques, Regional VP da OutSystems em Portugal.

“A Askblue tem colaborado com os CTT em diversos projetos, fruto da capacidade de gestão de projetos complexos na interseção do negócio e das mais avançadas tecnologias. A parceria estabelecida com a OutSystems permitiu-nos tirar partido de todo o potencial de flexibilidade e rapidez no desenvolvimento e entrega que caracterizam esta plataforma, a qual nos permitiu proporcionar uma solução avançada e sofisticada que responda aos desafios de transformação digital do negócio”, afirmou Ana Rosado, Executive Manager da AskBlue.

“Enquanto empresa líder no mercado das comunicações físicas em Portugal, a transformação digital era obrigatória para continuarmos a prestar a melhor experiência aos nossos clientes. Nesse âmbito, temos vindo a adotar novas tecnologias de uma forma estratégica e continuada. A adoção da plataforma OutSystems e a parceria com a Askblue têm sido apoios fundamentais nessa viagem digital dos CTT. Exemplo disso, são estas novas aplicações que nos vão permitir dar uma resposta mais rápida e um maior conforto aos nossos clientes, que podem agora realizar tarefas que anteriormente implicavam dirigir-se a um balcão CTT, à distância de um telemóvel ou computador”, declarou Pedro Gomes, Diretor de Sistemas e Informação dos CTT. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.