Branded Content

Hora de investir? Ou hora de consumir?

Com o aproximar do final do ano, surgem as primeiras análises e avaliações acerca daquelas que serão as prioridades de investimento. E se olharmos à forma mais canónica de investimento, no sentido da aplicação de capital, seremos provavelmente surpreendidos com a pergunta de “Hora de investir? Ou hora de consumir?”

Hora de investir? Ou hora de consumir?

Ao abordarmos aquelas que serão as prioridades de curto e médio prazo surgem naturalmente no topo de qualquer lista questões como a Inteligência Artificial (IA), a cibersegurança e a resiliência digital, a falta de recursos qualificados e especializados face à procura, ou mesmo a sustentabilidade e as metas de carbono zero. No entanto, a realidade é que as mais recentes inovações e tendências fazem-nos pensar se não terá chegado o momento de transformação da forma como pensamos e adquirimos a própria tecnologia.

E chegará o momento da confrontação com a realidade, com exigências de processamento e armazenamento impensáveis de adquirir e manter, mas somente acessíveis em modelos de utilização e de consumo.

É por tudo isto, e não só, que a HPE se tem posicionado de uma forma absolutamente inovadora e disruptiva, mas também estratégica, consolidando no modelo de consumo HPE GreenLake, todas as principais ofertas orientadas ao IT como um serviço, incluindo as mais recentes inovações como o HPE GreenLake for Large Language Models (LLM) que permitirá que organizações de todas as dimensões implementem IA em grande escala.

Os serviços de IT como um serviço

Se a miríade de opções tecnológicas ao dispor de qualquer organização é um dado adquirido, será precisamente essa diversidade e extensão de recursos a introduzir novas dificuldades.

- Como podem então os gestores enfrentar estes desafios?

Mais uma vez, não seria racional, nem sequer possível, que cada organização investisse na formação de uma equipa interna de especialistas em todas as áreas onde o conhecimento e especialização requeridos e, por isso, surge novamente a “hora de consumir” como a melhor opção ou neste caso um curioso service-as-a-service.

Esta abordagem dá acesso a equipas multidisciplinares de especialistas nos diversos domínios, com a agilidade e flexibilidade necessárias. É também a flexibilidade de integrar este tipo de serviços na plataforma HPE GreenLake que a diferencia de outras ofertas. O suporte, manutenção e operação são pontos-chave para uma correta e rentável utilização das tecnologias e tal como nelas o pay-per-use assegura que apenas será paga a capacidade utilizada, também nos serviços apenas terão o custo associado à efetiva utilização (em “qualidade” e em “quantidade”).

Sustentabilidade e as metas de carbono zero

O surgimento de novas necessidades de computação, seja localmente nas organizações, seja em plataformas de altíssimo desempenho, nomeadamente para Inteligência Artificial, com recurso a centenas ou milhares de CPUs ou GPUs em simultâneo, maior armazenamento de dados e maior celeridade na comunicação de dados, aumentam os consumos energéticos.

Torna-se fundamental que os propósitos de sustentabilidade e redução ou mesmo neutralização da pegada de carbono sejam parte de uma estratégia global de profunda transformação na operação das próprias organizações em contraponto a ações ad-hoc e isoladas.

Também neste aspeto, nestes objetivos, a oferta HPE GreenLake dá um contributo importantíssimo, mitigando o overprovisioning tendo por base a própria modelização da oferta; com um vasto leque de serviços orientados à sustentabilidade; assumindo compromissos de inovação e entregando resultados no HPE GreenLake Sustainability Dashboard que ajuda os clientes a monitorizar, controlar e gerir o consumo de energia associada às Tecnologias de Informação.

Centralizar com o HPE GreenLake

Uma plataforma que unifica a experiência de utilização e consumo de TI, enquanto determina resultados de sustentabilidade que derivam da própria atividade e apresentar todos estes resultados num dashboard, gerir um servidor na mesma plataforma onde são configurados recursos de storage, subscritos serviços na AWS ou avaliar o grau de alinhamento com objetivos de sustentabilidade, é algo que o HPE Greenlake veio concretizar!

Para mais informações contacte-nos info@securnet.pt

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Securnet

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 50 Julho 2024

IT INSIGHT Nº 50 Julho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.