Marcas mais digitalizadas inspiram confiança nos consumidores

Consumidores estão mais exigentes com as aplicações e serviços digitais que utilizam, e uma elevada percentagem garante que uma má experiência significa um corte de relações e uma troca de marca

Marcas mais digitalizadas inspiram confiança nos consumidores
 

A pandemia modificou a forma como os consumidores, que nunca utilizaram tanto aplicações e serviços digitais, se relacionam com as marcas para consumir bens e serviços. Prova da tendência é o último relatório do App Attention Index da Cisco AppDynamics, que mostra que os consumidores usam 30% mais aplicações do que antes da pandemia, incluindo ferramentas para se conectar com a família e amigos, entretenimento, notícias, alimentação, moda, telemedicina ou banco online. 

Os consumidores estão mais exigentes e 76% afirma que as suas expectativas sobre os serviços digitais aumentaram, sem tolerância com uma app que não tenha proporcionado a experiência desejada. Linda Tong, vice-presidente e diretora geral da Cisco AppDynamics confirma que "os consumidores não se contentam mais com nada além de uma experiência digital perfeita". No caso de um problema com o serviço digital, seis em cada dez culpam a aplicação e respetiva marca, independentemente da fonte e tipo de problema de desempenho, como um maior período de latência, falhas de segurança, ou problemas com serviços de terceiros. 

"Os tecnólogos têm a enorme tarefa de fornecer uma 'experiência total de aplicação' aos utilizadores, na sua primeira interação”, acrescenta Tong, com 92% dos entrevistados a dizer que esperam que os serviços digitais tenha um desempenho confiável e consistente, que os ampare nas tarefas quotidianas. Já sete em cada dez - 72% - consideram que é responsabilidade da marca garantir que o serviço ou aplicação funcionam sem constrangimentos e, por isso, 57% concordam que as marcas têm uma oportunidade única de as impressionar com experiências digitais antes de decidirem trocar de fornecedor.

Para 85% dos inquiridos, as tecnologias são uma parte fundamental do dia a dia, quer a nível pessoal, quer laboral e 84% diz, ainda, que as aplicações os ajudaram a superar a pandemia. Foi ainda elevado o número de agradecimentos às marcas que investiram no digital - 72% -, com o sentido de lealdade presente, perante um serviço digital de qualidade.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.