Maioria das empresas acreditam numa estratégia de cloud híbrida

Um relatório da Nutanix analisou os principais desafios e oportunidades na adoção de uma cloud híbrida e revelou que 95% das empresas mundiais acreditam que uma cloud híbrida beneficiam o negócio

Maioria das empresas acreditam numa estratégia de cloud híbrida

A Nutanix lançou o novo relatório que analisa os principais desafios e oportunidades das empresas na adoção de uma cloud híbrida. Ainda que considerado como o modelo ideal de IT para a maioria dos profissionais, o estudo evidencia que muitas empresas sentem dificuldades em adotá-la, com 70% dos inquiridos a admitir que a transformação digital da organização está a demorar mais tempo do que o inicialmente estimado.

Ainda assim, o objetivo é claro: quase todas as empresas inquiridas (95%) estimam que o seu negócio beneficiaria de uma implementação híbrida, porque é mais favorável e transversal às infraestruturas e operações tecnológicas, assim como elimina muitos dos desafios atuais quer nas funcionalidades quer nos recursos aplicados.

À medida que as empresas são confrontadas com a necessidade de se adaptarem a uma nova realidade, a flexibilidade torna-se a característica essencial para o sucesso do seu negócio. A situação mundial atual veio demonstrar a necessidade de as empresas adotarem infraestruturas de TI hibridas, quer na utilização da cloud pública para a rápida implementação de ambientes de trabalho remotos, para a recuperação remota em situação de catástrofe, ou ainda na transferência do fluxo de trabalho para uma cloud privada no sentido de evitar preocupações no armazenamento em cloud pública. Perante esta realidade, a flexibilidade ganha um novo sentido, uma vez que as empresas precisam de ter ferramentas funcionais e uma experiência consistente e transversal, para simplificar a transferência de aplicações e dados para o ambiente cloud mais adequado.

Nos dias de hoje as empresas precisam de ser mais flexíveis. Para que o consigam fazer, é imperativo descentralizar recursos e manter uma disponibilidade constante”, menciona Wendy M. Pfeiffer, CIO da Nutanix. “Ao utilizarem distintas clouds, sejam elas públicas ou privadas, as empresas podem simplesmente implementar as suas infraestruturas tecnológicas onde estas são mais adequadas. Como verificamos pelo relatório, esta flexibilidade apenas é possível com uma operação, estrutura e ferramentas consistentes baseadas em múltiplas clouds, o que faz com que a cloud híbrida seja o modelo ideal”.

O relatório da Nutanix, criado pela consultora independente Vanson Bourne, analisou os principais desafios a que as empresas estão sujeitas quando gerem clouds privadas e públicas em simultâneo. O relatório contou com a participação de 650 profissionais de topo na área de tecnologia em empresas de várias indústrias, com diferentes dimensões, e localizadas em todo o mundo desde a América do Norte e do Sul, Europa, Médio Oriente, África, Ásia-Pacífico e Japão.

A cloud pública revolucionou a indústria da tecnologia, proporcionando maior agilidade e eficiência operacionais. Sendo ideal para muitas aplicações e fluxos de trabalho, no entanto, não o é em muitos outros casos, levando as empresas a optar por uma infraestrutura híbrida. De acordo com o estudo, a maioria dos entrevistados preocupa-se com o funcionamento das aplicações mais vitais ao negócio, na cloud pública, especialmente com a sua segurança (75%), portabilidade (73%) e custo (72%). A necessidade de reconstruir ou reestruturar as aplicações (75%) e a complexidade na sua migração (71%) estão no topo das preocupações.

Embora algumas empresas se confrontem com a dificuldade em encontrar talento, o problema estende-se com a procura de profissionais aptos para a gestão de ambas as infraestruturas cloud, já que estas exigem competências diferentes. A maior parte das empresas (88%) sentem dificuldades em garantir que as suas equipas de TI tenham as competências necessárias para gerir uma infraestrutura híbrida, e mais de metade (53%) assumem que este desafio as preocupa.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.