IoT irá conduzir à adoção de PaaS

A Gartner prevê que, até 2020, mais de metade de todas as aplicações desenvolvidas a partir de platform-as-a-service (PaaS) serão IoT-centric, rompendo com as práticas convencionais

IoT irá conduzir à adoção de PaaS

"A adoção da IoT irá conduzir a uma utilização adicional do PaaS para a implementação de aplicações empresariais IoT-centric, construídas à volta de arquitecturas orientadas a eventos e dados de IoT, em vez de aplicações empresariais construídas a partir de dados-mestres tradicionais", indica Benoit Lheureux, research vice preseident da Gartner. "Novas aplicações empresariais IoT-centric irão conduzir a uma transformação na conceção das aplicações que irão focar-se em decisões contextualizadas de qualidade em tempo real, fluxo de trabalho leve e amplo acesso aos dados à escala da web".

A Gartner prevê ainda que, em 2018, mais de 70 por cento das organizações de TI que tenham nos seus planos uma PaaS privada irão implementar um container service- em vez de um software de framework de PaaS.

A maioria das organizações irão recorrer à adoção do container service aquando a construção de uma PaaS privada. Um container service avançado permite aos subscritores um acesso self-service à sua infraestrutura base.

"Para equipas técnicas avançadas, um container service poderá ser melhor do que um framework PaaS, para o equilíbrio desejado entre a produtividade do developer, amplitude de arquiteturas de paliações viáveis, controlo das operações de TI e  complexidade de implementação", refere Lydia Leong, vice president e analista da Gartner. "O container service é também uma aquisição relativamente barata, em alternativa aos frameworks PaaS".

Segundo as previsões da Gartner, em 2018 mais de 80 por cento das empresas que tenham implementados frameworks PaaS de auto gestão não conseguirão tirar o partido desejável da experiência de cloud da PaaS.

"O sucesso através da cloud privada (incluindo a PaaS) requer o reconhecimento das alterações culturais e organizacionais essenciais das organizações de IT, ao mesmo tempo que a tecnologia sofre alterações", indica Yefim V. Natis, vice presidente e membro da Gartner. "A falta deste conhecimento conduz a que muitas organizações parem de investir na PaaS aquando da implementação da tecnologia- conduzindo a resultados  dececionantes ao longo do tempo".

Em 2019, a Gartner prevê que os cinco principais fornecedores de PaaS fornecerão mais opções de alta produtividade e controlo para as mesmas.

As grandes empresas que enfrentam diversos requisitos no mundo bimodal irão ter preferência por suites PaaS que lhes facultem capacidades de alto controlo e produtividade, e como tal estes service providers terão um tratamento preferencial no mercado.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.