Inaugurado laboratório de 5G e IA em Aveiro

O 5GAIner - 5G + IA Networks Reliability Center - surge de uma parceria entre a Huawei, a Universidade de Aveiro e o Instituto de Telecomunicações

Inaugurado laboratório de 5G e IA em Aveiro

Numa parceria com a Huawei, a Universidade de Aveiro e o Instituto de Telecomunicações inauguraram o 5GAIner 5G + IA Networks Reliability Center – numa cerimónia na Universidade de Aveiro, presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. O laboratório surge com a missão de potenciar a transição digital e apoiar a indústria na criação de soluções, no sentido de assegurar uma transição bem-sucedida para a sociedade digital em Portugal.

Segundo um estudo recente divulgado pela Deloitte, 17 mil milhões de euros do crescimento económico em Portugal, até 2035, vão dever-se às inovações introduzidas pela rede 5G. O laboratório, dedicado ao desenvolvimento do 5G e da inteligência artificial, surge no seguimento de um protocolo assinado em 2020 entre as três instituições e tenciona permitir que a comunidade portuguesa de Investigação e Desenvolvimento (I&D) teste novos conceitos e avalie a criação de produtos que podem ser explorados para atividades de inovação e desenvolvimento da indústria.

Presente na cerimónia, Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, frisou que “é de interesse estratégico para Portugal beneficiar do Know-how da Universidade de Aveiro e do IT para a criação de um campos experimental na área das telecomunicações”, acrescentando que a “iniciativa da Huawei assume-se como um projeto relevante para gerações futuras” e que esta aposta tecnológica da Huawei “vai posicionar Portugal a nível global”. 

Reunindo a experiência global da empresa em tecnologia de quinta geração e o know-how das duas instituições do sistema científico-tecnológico da região, “é fundamental trabalharmos em conjunto para desenvolver novos modelos no ecossistema digital”, comenta Tony Li, CEO da Huawei Portugal. Com o objetivo de ir ao encontro das principais necessidades do mercado, a Huawei está a financiar o arranque do projeto e a doar equipamento. “Este investimento da Huawei em Portugal, não só cria um hub de competências na região, como reforça a vontade da empresa em contribuir para a inovação e transição digital do país, explorando todo o potencial de tecnologias como as redes de quinta geração ou a Inteligência Artificial”, assegura o CEO da multinacional chinesa. 

É de notar, ainda, que “a transição digital exige a exploração e experimentação contínua de novas soluções para os diferentes sectores, idealmente em colaborações que envolvam a indústria, a academia e a sociedade”, refere Paulo Jorge Ferreira, Reitor Universidade de Aveiro. Para assumir a liderança executiva do projeto, na função de Lab Director, as três entidades nomearam o Professor Rui Luís Aguiar, reconhecido investigador na Europa, docente da Universidade de Aveiro e coordenador nacional de Redes e Serviços do Instituto de Telecomunicações.

O 5G + IA Networks Reliability Center tem a sua base no Instituto de Telecomunicações, contudo, age sobre outras áreas da região, incluindo o Porto de Aveiro e algumas fábricas instaladas na localidade, como, por exemplo, o caso da Bosch Termotecnologia, na qual já decorrem diversos testes, nomeadamente nos sistemas de produção flexíveis e no controlo de localização. “A parceria em curso vai beneficiar a comunidade e fomentar a criação de valor acrescentado e competitividade das empresas, através da criação de conhecimento científico, partilha de novas experiências e da concepção de modelos de negócio inovadores”, completa José Carlos Pedro, Presidente do Instituto Telecomunicações. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.