IBM e AMD anunciam parceria para acelerar futuro da computação de última geração

A parceria pretende ajudar a preparar o futuro da supercomputação ao aliar a experiência da IBM em computação quântica com os conhecimentos da AMD em computação de alto desempenho

IBM e AMD anunciam parceria para acelerar futuro da computação de última geração

A IBM e a AMD anunciaram uma Parceria para desenvolver arquiteturas de computação de última geração, tirando partido da experiência da IBM em computação quântica e os conhecimentos da AMD com a computação de alto desempenho.

Em comunicado, a IBM e a AMD revelaram que se encontram a trabalhar em conjunto para desenvolver plataformas escaláveis e de open source que contribuam para redefinir o futuro da computação quântica.

A colaboração visa a integração de CPU, GPU e FPGA da AMD com computadores quânticos da IBM para acelerar uma nova classe de algoritmos emergentes. O projeto pretende também ajudar a IBM na sua visão de fornecer computadores quânticos resistentes a falhas até ao final da década, uma vez que a tecnologia da AMD é promissora no fornecimento de recursos de correção de erros em tempo real, um fator essencial para o sucesso da computação quântica.

“A computação quântica simulará o mundo natural e representará informações de uma maneira totalmente nova”, afirmou Arvind Krishna, presidente e CEO da IBM, que acrescenta: “Ao explorar como os computadores quânticos da IBM e as tecnologias avançadas de computação de alto desempenho da AMD podem trabalhar juntos, construiremos um poderoso modelo híbrido que ultrapassa os limites da computação tradicional”.

Na perspetiva da Dra. Lisa Su, presidente e CEO da AMD, “a computação de alto desempenho é a base para resolver os desafios mais importantes”. Desta forma, “à medida que fazemos Parceria com a IBM para explorar a convergência da computação de alto desempenho e as tecnologias quânticas, observamos grandes oportunidades para acelerar a descoberta e a inovação”, refere.

As equipas estão a trabalhar em conjunto para apresentarem ainda este ano uma demonstração sobre como os computadores quânticos da IBM podem trabalhar em conjunto com as tecnologias AMD para implementar fluxos de trabalho híbridos quânticos clássicos.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 56 Julho 2025

IT INSIGHT Nº 56 Julho 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.