Branded Content

Transformação digital ou estratégia digital? A procura de casos

O tema não é novo. Já em 1990 Henderson e Venkantraman alertavam para as possibilidades que as tecnologias de informação (TI) ofereciam para a transformação das organizações. O potencial reconhecido às TI permitiria, segundo estes autores, que as organizações transformassem os seus negócios e obtivessem novas fontes de vantagens competitivas

Transformação digital ou estratégia digital? A procura de casos

Os autores assinalavam que esta transformação organizacional deveria ser vista como uma jornada e não um evento isolado. Mas nem todas as empresas acompanharam a jornada e, passados trinta anos, continuamos à procura de casos de transformação digital.

Apesar de não ser consensual a definição de transformação digital, geralmente reconhece-se que esta passa por repensar e adicionar valor às empresas através das TI, alterando a sua forma de fazer negócio.

Filomena Castro Lopes, Professora Associada do Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade Portucalense

 

Nesse sentido, há motivos para acreditar que a transformação digital não só veio para ficar como tem vindo a acelerar. O aparecimento constante de novas tecnologias, o aumento de capacidade de processamento, de armazenamento e de largura de banda leva a que, frequentemente, a transformação digital esteja associada somente à implementação de novas tecnologias. Uber, Netflix, ou Airbnb são exemplos recorrentes de transformação digital, estando todos associados a novos modelos de negócio. Mas, se estas empresas não continuarem atentas ao aparecimento de novas tecnologias e à sua integração nos seus modelos de negócio, arriscam-se a perder a sua vantagem competitiva. Até o consolidado motor de busca da Google se viu recentemente confrontado com a concorrência do ChatGPT. Esta ameaça permanente reforça a ideia de que a transformação digital deve ser encarada como uma jornada. Contudo, a transformação digital não precisa de criar sempre modelos de negócio inteiramente novos, como nos casos anteriores.

Algo que claramente mudou em trinta anos de discussão sobre transformação digital é que esta deixou de ser reconhecida como uma tendência futura para ser reconhecida como essencial, no presente, para que as empresas cresçam e se mantenham competitivas. Sendo este reconhecimento cada vez mais generalizado, o que explica que certas empresas tenham mais sucesso nesta transformação que outras?

Apesar de haver sistemas de informação que permitem que as empresas se mantenham competitivas, a sua adoção não é necessariamente transformação digital porque são, como muitas vezes se observa, soluções meramente tecnológicas e não soluções para necessidades de negócio. É necessário que as empresas tenham visão digital e consigam acompanhar as mudanças do mercado de forma a repensarem a forma de conduzir negócio e focarem-se no que precisam de fazer para oferecerem novos produtos de maior qualidade. A adoção das TI não pode ser uma atividade casual nem um fim em si mesmo, tem de fazer parte de um processo consistente e priorizado de crescimento, guiado por uma estratégia digital.

A transformação digital obriga as empresas a serem rápidas e ágeis. Obriga também à colaboração e comunicação, à criatividade e inovação. Obriga a que os trabalhadores tenham competências digitais e saibam como podem os sistemas e tecnologias de informação acrescentar valor às suas organizações. Obriga a uma análise dos motivos da mudança e as suas implicações estratégicas, à definição de indicadores para monitorizar a mudança, e à recolha e análise de dados. Os gestores precisam de pensar estrategicamente de forma a responderem rapidamente à evolução das TI num mercado competitivo.

A lista dos requisitos para uma transformação digital bem-sucedida nas empresas é exigente. E é esta exigência que explica a falta de casos de transformação digital. Esta jornada necessita mais de “novos” gestores do que tecnólogos. Reconhecer esta importância do digital nas organizações é um caminho que se vai fazendo, mas que demora tempo a dar frutos.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Universidade Portucalense

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.