Transportes públicos de São Francisco alvo de ransomware

O sistema de transportes públicos de São Francisco, Muni, foi vítima de ransomware, com os hackers a exigirem um resgate superior a 70 mil dólares

Transportes públicos de São Francisco alvo de ransomware

Com mais de duas mil bilheteiras hackeadas desde sexta-feira, dia 25, os utilizadores depararam-se com máquinas fora de funcionamento e com uma mensagem onde foi possível ler “You Hacked, ALL Data Encrypted. Contact For Key(cryptom27@yandex.com)ID:681, Enter”.

Ainda sob investigação, o ataque não afetou o funcionamento dos comboios nem do trânsito da cidade, mas envolveu especificamente as bilheteiras e terminais onde é possível adquirir os títulos de transporte.

Acredita-se que o malware que deixou o sistema de transportes públicos de São Francisco em baixo seja uma variante do HDDCryptor, que utiliza ferramentas comerciais para encriptar hard drives e redes compartilhadas. Os autores do ransomware pediram o resgate de 100 Bitcoins, o equivalente a 70 mil dólares (cerca de 66 mil euros), para colocarem novamente em funcionamento os terminais.

As bilheteiras voltaram ao funcionamento normal ainda no domingo, no entanto ainda se desconhece se o malware terá sido extinto.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 9 Outubro 2017

IT INSIGHT Nº 9 Outubro 2017

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!